Menu
sábado, 04 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Procon autua nove postos de combustíveis na Capital e preço da gasolina não baixa

21 março 2020 - 10h00Correio do Estado

Ação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) fiscalizou 13 postos de combustíveis em Campo Grande e autuou nove deles no período de 15 a 18 de março, em diferentes regiões da Capital. 

Entre as irregularidades encontradas estão produtos com validade expirada e informações incompletas ou com dificuldades para entendimento pelos consumidores ou, ainda, a inexistência de exemplares do Código de Defesa do Consumidor para consulta. 

Também houve casos de divulgação, por meio de placas, a respeito da diferença percentual em relação aos preções dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol.

Na maioria dos estabelecimentos, que possuem acesso por mais de uma rua, a placa com os preços estava voltada apenas para uma das vias, o que dificulta à população tomar conhecimento dos valores. A ausência de informações a respeito da possibilidade de pagamentos por dinheiro ou cartões de crédito e débito, sendo que há diferenciação entre preços também constitui irregularidade. 

Entre os produtos impróprios à comercialização, há a existência de fluido para freios e solução para limpeza de para-brisas com prazos de validade expirados, até em mais de um ano. Um produto estava com a fabricação rasurada e não teve condições de fazer a verificação do seu vencimento. 

INTERDIÇÃO

Participaram da ação integrantes do Instituto Nacional de Metrologia/MS (Inmetro), da Delegacia do Consumidor (Decon) e Agência Nacional de Petróleo (ANP). Inmetro encontrou irregularidades graves que levaram a interdição de dois postos. 

Considerada falta grave, foi detectada erro na medida de combustível vendido ao consumidor, com entrega menor do que, na realidade, constava na bomba e foi cobrado. Com isso as unidades foram interditadas até a correção do defeito na bomba sendo encaminhada notificação aos responsáveis.

Do total de postos, foram autuados dois da rede Taurus (Pororoca nas ruas 26 de Agosto e Três Barras), Automaster (avenida Calógeras), WA (Tonico de Carvalho), Alloy (Fernando Corrêa da Costa), Katia Locatelli (Ceará), Aero Rancho (Thirson de Almeida), Lotus (Cassim Contar) e Depetroleo (Jonas Corrêa da Costa).

PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS 

Com a nova redução anunciada nesta quarta-feira, 18, o preço da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias já caiu 30,1% e o do diesel, 29,1% no ano.

A baixa, no entanto, ainda não foi totalmente repassada para o consumidor, avaliam analistas, que já previam uma queda gradual nas bombas dos postos de abastecimento.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos postos de abastecimento a gasolina o preço continua alto em todo o Estado.

COMO DENUNCIAR NO PROCON

Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação a possível preço abusivo nos postos de combustível do Mato Grosso do Sul, tem à disposição um número de telefone para denunciar. Basta discar 151 ou pelo site: http://www.procon.ms.gov.br/fale-conosco/

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tragédia
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas
Eleições 2024
Ministros do TSE estarão em Campo Grande para curso sobre pré-campanha e propaganda eleitoral
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões
CNU
Tire suas dúvidas sobre o adiamento do Concurso Nacional Unificado
Tempo
Com permanência de tempo seco em MS, sábado tem previsão de sol e poucas nuvens
Corumbá tem mínima de 26°C e máxima de 36°C
Saúde
Corumbá abre seis pontos para campanha de multivacinação no sábado (04)
Em ônibus
PRF prende cinco com cocaína escondida nos calçados
Relevante
Ponte interditada exige atenção de candidatos do Concurso Público Nacional em Corumbá
Meio Ambiente
Pantanal deve enfrentar nova seca extrema após chuvas abaixo da média e aumento do fogo
Aldeia Uberaba
Juizados em Ação realiza mais de 600 atendimentos em comunidade indígena de Corumbá

Mais Lidas

Incentivo
MS Supera publica resolução e primeira lista; fase de recurso é de 6 a 9 de maio
Plantão
Motociclista sofre várias escoriações em colisão com carro no Centro América
Participe
Senac MS realiza campanha no mês das mães com desconto em cursos e sorteio de 'iPhone'
21 horas fechada
Ponte sobre rio Paraguai será interditada a partir das 17h de sábado