Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Prefeitura admite que a única ambulância UTI da cidade está quebrada

11 setembro 2023 - 11h00Gesiane Sousa

Com uma população de quase 100 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022, e dona da terceira maior arrecadação de ICMS do Mato Grosso do Sul (MS), Corumbá conta com apenas uma ambulância UTI móvel, que além de ser pouco, está quebrada. A informação foi admitida pela própria prefeitura municipal, em nota divulgada na noite deste domingo (10), após os últimos casos de pacientes internados na Santa Casa, que por dias, aguardaram o transporte para serem transferidos para a Capital. Ambos os casos foram denunciados através da rede social do Capital do Pantanal

No sábado (8), mulher grávida de gêmeos, que sofria sangramento e outras complicações no terceiro mês da gestação, permaneceu por três dias no Hospital, aguardando pela ambulância. Ela só foi transferida após a cidade vizinha, Miranda, emprestar a UTI Móvel. 

A denúncia do Capital do Pantanal atingiu mais de 16 mil visualizações no Facebook e causou grande revolta à população. 

No segundo caso, de ainda maior repercussão, aconteceu também durante o feriado. Enquanto o município celebrava a Independência do Brasil, homem de 54 anos, vítima de ataque cardíaco sofrido na última sexta-feira (8), estava internado na Santa Casa, sem ambulância UTI disponível para ser encaminhado para Campo Grande. A família, desesperada para que ele não perdesse a vaga, apelou para as redes sociais, até que a ambulância foi novamente disponibilizada por Miranda.

O anúncio da transferência do paciente para Capital, divulgado no Facebook do Capital do Pantanal na noite de domingo (10), alcançou quase 7 mil visualizações. 

Diante do absurdo da situação, a nota de esclarecimento da prefeitura foi publicada às 20h36 da noite de ontem (10). No documento, o município afirma que possui uma UTI Móvel, que porém está quebrada desde o dia 7 de setembro, aguardando a chegada de peças que não foram encontradas no comércio local e, que a ambulância deve voltar a operar até a quarta-feira desta semana, dia 13.

Sobre a aquisição de novos veículos para frota da saúde, a nota diz que há um processo para compra de uma nova ambulância UTI em andamento. Com verba de emenda disponibilizada por 12 vereadores do município, e que o tramite processual para aquisição (Lei 8666) é de pelo menos 45 dias.

Nos planos da prefeitura, segundo a nota, há ainda a negociação para alugar mais uma ambulância UTI, através de licitação que deve ter o resultado apurado nesta quarta-feira (13).

Se os planos da administração municipal derem certo, Corumbá terá então três ambulâncias UTI disponíveis para população. O Capital do Pantanal seguirá acompanhando os trâmites para que a população corumbaense não tenha que enfrentar dificuldades como as denunciadas neste feriadão. 

Leia a nota da prefeitura de Corumbá na íntegra aqui.

Inversão de prioridades

A falta de ambulâncias em Corumbá foi tema da coluna Entrelinhas do Capital do Pantanal no dia 4 de setembro, quando o vereador Luciano Costa chamou a atenção da população para o problema, através de vídeo publicado em sua rede social. Na ocasião, o representante do legislativo municipal destacou que durante todo o ano de 2023, o prefeito priorizou a compra de carros para uso de assessores ao invés de melhorar a frota de ambulâncias da cidade.

Infelizmente, o alerta do vereador foi disparado durante o feriadão.
   
  
  
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal