Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Polícia Federal inicia concessão de registro de CACs no Estado em agosto

30 junho 2025 - 12h56Campo Grande News

A partir de 1º de agosto, a PF (Polícia Federal) inicia em Mato Grosso do Sul a prestação completa de serviços aos caçadores excepcionais, atiradores desportivos e colecionadores de armas de fogo, munições e acessórios, os chamados CACs.

Em MS, há 24.768 CACs cadastrados segundo a PF. Deste total, 11.444 são da região de Campo Grande, 7.045 cadastrados na delegacia de Dourados, 2.661 na região de Ponta Porã, 2.310 em Três Lagoas, 836 em Naviraí e 472 registros na delegacia de Corumbá.

A portaria, publicada hoje no Diário Oficial da União, assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues entra em vigor no amanhã (1º), quando, em todo o País, passa a ser disponibilizado o serviço de emissão de Guia de Tráfego. Esse documento é obrigatório para autorizar o transporte de armas de fogo, munições e acessórios por CACs, fora do local de guarda autorizado, como residência ou clube de tiro.

Porém, a portaria estabeleceu cronograma para os demais serviços, antes sob responsabilidade do Comando do Exército e, agora, pelas unidades da PF nos estados.

No caso de Mato Grosso do Sul, a partir de 1º de agosto, estarão disponíveis os serviços de concessão de CR (Certificado de Registro), apostilamento de endereço, apostilamento de documento, apostilamento de atividade e revalidação de CR.

No dia 18 de agosto, em MS, estarão liberados os serviços de cancelamento de registro, aquisição de arma de fogo, registro de arma de fogo e renovação de CRAF (Certificado de Registro de Arma de Fogo) e, a partir de 29 de agosto,  os serviços de gerenciamento de nível de atirador, transferência de propriedade de armas de fogo e gestão de recursos de processo.

A mudança ocorre dois anos após o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em julho de 2023, e previsto em um acordo de cooperação técnica, de setembro daquele ano.

Para receber as novas atribuições, a PF montou um novo setor responsável pelo controle. Uma coordenação específica terá servidores administrativos e a ideia é ter mais servidores que devem entrar na instituição com o novo concurso que foi lançado neste primeiro semestre.

Para verificar o cronograma completo para os outros estados, acesse aqui.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal