Menu
sábado, 13 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

O que muda na disputa à prefeitura de Corumbá com a candidatura de Dr. Gabriel

12 março 2020 - 08h19Gesiane Sousa e Sylma Lima

A migração do então vereador Dr. Gabriel para o PSD (Partido Social Democrático), anunciada ontem, 11, em Corumbá, pelo assessor parlamentar Adilson Rodrigues, representante do senador Nelsinho Trad, causa uma reviravolta nas eleições municipais deste ano. A filiação e anúncio da pré-candidatura de Dr. Gabriel à prefeitura da cidade foi divulgada em primeira mão pelo site Capital do Pantanal na página do Facebook, e agora fica a pergunta: o que realmente muda na disputa à prefeitura de Corumbá com a candidatura de Dr. Gabriel?

Dr. Gabriel é médico e nascido na cidade, foi o vereador mais votado nas eleições municipais de 2016, quando obteve 2.063 votos válidos nas urnas. Os números de destaque já indicavam que a ambição de alcançar cargos mais relevantes venceria, e agora ele é pré-candidato à prefeito da cidade.

Fontes o site Capital do Pantanal asseguram que Dr. Gabriel deixou o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) porque não conseguiu apoio para sua candidatura a prefeito pela sigla, o partido trabalha com pesquisas que dão a vantagem para Paulo Duarte, ex-prefeito da cidade. A cúpula do MDB decidiu pelo nome do ex-prefeito porque apesar da rejeição nas eleições municipais de 2016, quando perdeu para Ruiter Cunha, seu nome está liderando as pesquisas quantitativas, e para o partido isso é mais relevante. O emedebista, presidente da sigla, André Puccinelly, já havia dado apoio incondicional a Gabriel no sentido de uma reeleição como vereador, porém os interesses pessoais do médico o fizeram abandonar o partido e partir para uma carreira solo.  

Com a candidatura de Dr. Gabriel à prefeitura pantaneira, Marcelo Iunes pode levar vantagem, uma vez que quanto mais candidatos, mais votos para divisão, e assim ele possui fortes chances de abocanhar sozinho pelo menos 35% do eleitorado, podendo assim se reeleger já no primeiro turno. A última pesquisa realizada pelo instituto Ranking em Corumbá, divulgada no dia 4 de março, mostra preferência, ainda tímida, para Marcelo Iunes com 27,25% das intenções de votos em caráter estimulado. Vale ressaltar que a pesquisa ainda não contava com o novo cenário, incluindo Dr. Gabriel como mais um candidato. Na mesma pesquisa, a administração de Iunes foi apontada como ótima ou boa por 26% dos eleitores abordados e regular por 37,50% dos entrevistados. É uma boa média.

Com a decisão de migração do Dr. Gabriel para o MDB, a chance real de renovação fica praticamente inviável, porque ainda tem a candidatura de Elano, que conta com o apoio do presidente do país Jair Bolsonaro.

Os vices, são um caso a parte, ainda estão em processo de amadurecimento. Tudo indica que ao menos Marcelo Iunes parece estar encaminhado com a decisão de se aliar ao vereador Dirceu Migueis. Os demais, ainda analisam as parcerias. 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro
Polícia
Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá