Com o lema de gestão municipalista, que pensa nas pessoasm, o Governo do Estado tem contribuido diretamente para melhorar a alfabetização das escolas municipais nas 79 cidades do Mato Grosso do Sul. Este trabalho é feito por meio do programa “MS Alfabetiza”, que promove a formação e capacitação de professores, distribui materiais didáticos e ainda premia com recursos as escolas que se destacarem no ano.
Criado em 2021, o programa que é um sucesso no Estado tem adesão das 79 prefeituras, com atendimento a 800 escolas municipais, favorecendo 112 mil estudantes. Neste ano foram repassados R$ 3,6 milhões para premiarem as escolas de destaque (alfabetização) e também as com desempenho menor, para ajudá-las a mudar este patamar.
O programa é um exemplo de uma ação municipalista, que busca ajudar as prefeituras a oferecer uma melhor educação aos alunos da rede pública, principalmente nas turmas que estão na fase de alfabetização, que é um período fundamental no aprendizado.
Durante premiação do programa em junho, o governador afirmou que a educação é prioridade em sua gestão. Foto: Bruno Rezende
“Estamos no caminho certo. Precisamos de todos engajados, por isso a parceria com os municípios e demais entidades é tão importante e funcionou bem. Afinal, o aluno é um só, e a nossa capacidade de articulação é determinante para o sucesso educacional, principalmente na fase de alfabetização. A educação para nossa gestão é prioridade”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Para o secretário de Educação, Hélio Daher, o MS Alfabetiza traz resultados efetivos para educação dos alunos. “É um programa com foco na alfabetização. O que importa é que a criança precisar ser alfabetizada. E temos dados que comprovam a melhoria dos índices de educação deste aluno. Já a premiação das escolas é um reconhecimento do trabalho realizado e um estímulo para continuação das ações. Agradeço as secretarias municipais em abraçar esta ação, porque o que importa para nós são as crianças, e elas merecem tudo de melhor que podemos oferecer”, completou.
Neste ano a premiação foi de R$ 80 mil para cada uma das 30 escolas municipais de destaque, e R$ 40 mil as 30 escolas de menor desempenho no índice de avaliação, para que este recurso incentive as unidades a melhorar a performance no ano seguinte. No critério de avaliação está a presença dos alunos na sala de aula, avaliações e até audição dos alunos em relação a leitura.
Além da premiação para as escolas, outro eixo importante é oferta de material didático complementar, que chegou a todas as escolas municipais aos alunos do 1° ano e 2° ano do Ensino Fundamental. A Coletânea MS Alfabetiza ajuda os professores neste processo.
Programa de sucesso
A Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, que fica em Campo Grande, é um exemplo de sucesso do programa. A unidade está entre as escolas de destaque, que inclusive foi premiada pelo bom desempenho neste processo de alfabetização.
Com 870 alunos, a unidade recebeu do programa MS Alfabetiza material didático (complementar) aos alunos do 1° e 2° ano do fundamental, formação para os professores da educação infantil (G5) e recursos por estar entre as escolas de destaque.
Professora Célia elogia o conteúdo dos cursos e atualizações do Programa. Foto: Bruno Rezende
“Estou participando da formação do programa, que termina em dezembro. Ele vem contemplar o nosso fazer diário. Traz vídeos e textos em estudos presenciais e on-line. Após estudarmos, trazemos para sala de aula e praticamos com os alunos, seja na leitura, atividades e rotina diária”, afirmou a professora Célia Cristina Pereira, que dá aulas para a educação infantil.
Lessandra Beker, coordenadora de formação da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e representante do programa na Capital, destaca que esta ação do Estado vem ao encontro das necessidades dos municípios.
Para Lessandra Becker, da Semed, a ação do Estado atende as necessiades dos municípios. Foto: Bruno Rezende
“A alfabetização é um ponto muito delicado em todo Brasil e o programa veio para apoiar todas estas ações, por isso tem adesão dos 79 municípios". Ela mencionou que só em Campo Grande o programa proporcionou a formação continuada de 1.300 professores, atende 31 mil alunos, sendo que 21 mil (estudantes) recebem material didático.
Leitura e escrita de qualidade
Os elogios também vieram dos estudantes da Escola João Evangelista, que além de contar com professores atualizados, também dispõem de material didático agradável, atrativo e que ajuda na leitura e escrita. “Gostei muito do livro e os meus amigos também gostaram. Estou aprendendo bastante, uma das histórias que eu mais gosto é da arara azul”, contou Benjamin Oliveira, de 7 anos.
Gabriel Viana, de 8 anos, que é aluno do 2° ano do Fundamental, já está lendo com desenvoltura e rapidez, sendo exemplo da boa alfabetização. “Estou lendo bastante, gosto do livro, tem muitas figuras e desenhos que ajudam a entender o texto, vamos aprendendo cada vez mais”.
Gabriel Viana (a esquerda), de 8 anos, alumo do 2º ano do Fundamental já lê com desenvoltura e mostra leitura para Arthur, da ed udação infantil. Foto: Bruno RezendeArthur Luiz Souza, que está na educação infantil, também já começou a ler, reflexo desta parceria de sucesso entre Estado e prefeitura. “Estou aprendendo bastante, gosto muito das aulas e da minha professora, que ensina muito bem”.
Dayane Souza, mãe do Arthur, também elogiou o trabalho desenvolvido. “O ensino do meu filho está muito bom, já está aprendendo a ler e os professores são bem atenciosos e se interessam de forma genuína pelo aprendizado dos alunos”.
O programa “MS Alfabetiza vai seguir para os próximos anos, inclusive já busca a renovação da adesão dos municípios. A premiação para as escolas também já está prevista para o ano que vem. Inclusive os materiais didáticos podem ter reforço de matemática nas próximas edições.
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Professora Célia elogia o conteúdo dos cursos e atualizações do Programa. Foto: Bruno Rezende
Para Lessandra Becker, da Semed, a ação do Estado atende as necessiades dos municípios. Foto: Bruno Rezende


