Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Moradores da APA Baía Negra participam de evento pela recuperação da vegetação no Pantanal

28 novembro 2023 - 10h45Redação

A melhor maneira de se discutir a conservação do Pantanal bem como sua recuperação só poderia ser colocando os pés neste bioma. E foi assim mesmo que aconteceu o III Seminário de Intercâmbio entre Projetos de Recuperação da Vegetação em Unidades de Conservação no Pantanal, entre os dias 21 e 23 de novembro.  Às margens do rio Cuiabá, na Reserva Particular Patrimônio Natural Sesc Pantanal, em Poconé (MT), representantes de 7 projetos apoiados pelo GEF-Terrestre Pantanal estiveram reunidos, trocando experiências e mostrando os resultados das ações. André Luiz Siqueira, diretor da Ecoa e do projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal: APA Baía Negra”, esteve no evento apresentando o trabalho que está sendo feito na região da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, localizada no município de Ladário (MS).

André Siqueira, diretor da Ecoa, apresentou os resultados parciais do Projeto Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal: APA Baía Negra. Foto; Divulgação/Ecoa

Junto com o diretor da Ecoa estavam também dois representantes da comunidade, Galdino e Naiara. Ela, de apenas 14 anos, falou sobre seu envolvimento no projeto e a preocupação com o futuro do Pantanal.  Para Naiara, ver os pais trabalhando no plantio de mudas é perceber que mais que cultivar a terra, eles estão plantando sonhos e cuidados com a região onde moram. Ao compartilhar suas vivências na APA Baía Negra para um público atento e que experimenta os mesmos desafios de degradação ambiental, os moradores do Pantanal reforçam o sentimento de pertencimento e de identificação com o lugar onde habitam. O comprometimento da comunidade da APA na iniciativa é um ponto forte das ações locais e Naiara tem participado voluntariamente desde o início. 

A jovem Naiara e Galdino da comunidade Área de Proteção Ambiental Baía Negra (MS), falaram sobre preocupação com o futuro do Bioma. Foto: Divulgação/Ecoa

O projeto “Restauração Estratégica e Participativa no Pantanal: APA Baía Negra” é uma iniciativa da Ecoa executado no âmbito da agência Global Environment Facility (GEF), com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).  São parceiros os pesquisadores do Laboratório Ecologia da Intervenção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (LEI/UFMS) e alunos dos cursos de graduação em Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob orientação do professor Joelson Gonçalves Pereira.

* Informações da Ecoa Pantanal

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista