Menu
domingo, 28 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Material escolar: Procon orienta para compra com selo do Inmetro

16 janeiro 2018 - 11h50Assessoria PMC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), orienta aos pais para que, neste período de compra de material escolar, adquiram produtos certificados pelo Inmetro. O diretor-executivo da Agência, Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos, também orientou a adoção de precauções para que a compra saia mais barata. 

“Os pais devem ficar atentos ao selo do Inmetro no material escolar isso traz segurança”, disse o diretor-executivo do Procon explicando que a certificação tem como objetivo evitar acidentes que possam colocar em risco a segurança da crianças ao utilizarem os produtos. O selo deve ser afixado na embalagem. Se for um tipo de material vendido a granel, como lápis e canetas, a embalagem expositora deve estar próxima ao produto para que o consumidor identifique o selo corretamente.

São produtos regulamentados pelo Inmetro: apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo; régua; transferidor; estojo; massa de modelar; massa plástica; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

Alexandre Vasconcellos também orientou outros cuidados que os pais devem tomar na hora da compra do material escolar. “Evitem o comércio ilegal, porque não lhe dá a segurança na qualidade do produto e nem garante a nota fiscal, se houver necessidade de reclamar. Os pais devem evitar a companhia dos filhos na hora da compra do material escolar. A criança vai querer um caderno com desenho, que é mais caro e tem a mesma qualidade de um que tem capa sem estampa. Também podem formar grupos de pais, mães porque um grupo maior de pessoas tem poder de barganha maior e a compra pode obter desconto maior”, disse.

O diretor-executivo do Procon também pediu atenção com as listas escolares, que não devem conter material proibido. “Produtos que sejam de uso coletivo, como materiais de higiene e limpeza, por exemplo, não podem ser solicitados pela escola. Qualquer consumidor que tiver dúvida ou se sentir lesado, pode procurar o Procon.

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) funciona na rua Sete de Setembro, 322, entre as ruas 13 de Junho e Delamare, no Centro de Corumbá. O telefone é o 3907-5431. Com informações do portal do Governo de MS.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Segurança Pública
Casos de roubos diminuem em 31% em MS, menor índice nos últimos 10 anos
Temperatura
Inmet alerta para chegada de onda de calor no outono com 5°C acima da média
Esclarecimento
Município apresenta documento que prova estar em dia com o FONPLATA
Plantão
Bombeiros registram três capturas de animais nas últimas 24 horas
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Utilidade Pública
TRE faz plantão de atendimento neste sábado (27)
Expectativa
Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS

Mais Lidas

Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Plantão
Homem é ferido por faca no pescoço
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário