Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) implementará o balizamento do trecho exclusivamente paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), durante a Comissão “Balizope 2025”. A ação será conduzida pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), por meio das Lanchas Balizadoras de Águas Interiores (LBAI) “Lufada” e “Piracema”, que desatracaram no dia 2 de outubro do Complexo Naval de Ladário, em Ladário.
A previsão é que, de 16 de outubro até a primeira semana de novembro, sejam implementados 40 sinais náuticos no país vizinho, a fim de contribuir para a segurança da navegação em uma região que atualmente não possui balizamento. A implementação abrangerá o trecho entre a foz do rio Apa e a foz do rio Pilcomayo, entre as cidades de Concepção e Assunção, capital paraguaia e importante rota comercial da região.
A Comissão “Balizope 2025” é fruto de um acordo bilateral entre os governos do Brasil e do Paraguai, que já resultou na entrega de 34 cartas náuticas da foz do rio Apa a Assunção, correspondentes a 542 quilômetros do trecho da hidrovia de soberania exclusivamente paraguaia. A entrega foi realizada em setembro de 2024 pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ao Governo paraguaio. O pedido de sinalização náutica pelo país vizinho foi realizado durante a XIII Reunião de Estados-Maiores entre a MB e a Armada Paraguaia (ARPAR).
Esta iniciativa permitirá a implementação do balizamento com base em sondagens atualizadas realizadas pelo CHN-6, assegurando a confiabilidade dos dados e contribuindo significativamente para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana na HPP, principal rota fluvial de exportação para Bolívia, Paraguai e Argentina. A Comissão promoverá, ainda, o estreitamento de laços, integração e interoperabilidade entre Brasil e Paraguai, reforçando o protagonismo do Brasil no contexto regional, por meio da cooperação técnico-naval com países vizinhos”, ressaltou o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Elides Freitas de Jesus Júnior.
Sinalização náutica
Os sinais náuticos são placas visuais instaladas nos rios para ajudar os navegadores a se orientarem e navegarem com segurança. Eles indicam o caminho mais seguro, áreas rasas, obstáculos ou mudanças na rota.
Na Hidrovia Paraguai-Paraná, essa sinalização é fundamental para a orientação dos navegantes, pois por conta da dinâmica do rio e dos períodos de seca e cheia há trechos com variações sazonais do nível das águas e que exigem mudanças na orientação da navegação”, acrescentou o Diretor do CHN-6.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô

Bombeiros reforçam ações preventivas na Operação Alerta Vermelho
CNJ recebe nova denúncia por suposto favorecimento de desembargador à JBS
Notícia-crime protocolada por juiz aponta que desembargador teria interferido em execuções de ação coletiva trabalhista

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá

Prefeito lamenta morte do padre salesiano Dídimo de Campos Filho
Quinta-feira de calor com formação de nuvens e risco de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 37ºC

Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026

MS padroniza atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica


Essa é a primeira vez que o trecho exclusivamente paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná recebe sinalização. (Foto: MB)


