Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Geral

Marinha do Brasil inicia sinalização náutica no trecho paraguaio do rio Paraguai

16 outubro 2025 - 11h06Agência Marinha de Notícias

Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) implementará o balizamento do trecho exclusivamente paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), durante a Comissão “Balizope 2025”. A ação será conduzida pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), por meio das Lanchas Balizadoras de Águas Interiores (LBAI) “Lufada” e “Piracema”, que desatracaram no dia 2 de outubro do Complexo Naval de Ladário, em Ladário.

A previsão é que, de 16 de outubro até a primeira semana de novembro, sejam implementados 40 sinais náuticos no país vizinho, a fim de contribuir para a segurança da navegação em uma região que atualmente não possui balizamento. A implementação abrangerá o trecho entre a foz do rio Apa e a foz do rio Pilcomayo, entre as cidades de Concepção e Assunção, capital paraguaia e importante rota comercial da região.

A Comissão “Balizope 2025” é fruto de um acordo bilateral entre os governos do Brasil e do Paraguai, que já resultou na entrega de 34 cartas náuticas da foz do rio Apa a Assunção, correspondentes a 542 quilômetros do trecho da hidrovia de soberania exclusivamente paraguaia. A entrega foi realizada em setembro de 2024 pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ao Governo paraguaio. O pedido de sinalização náutica pelo país vizinho foi realizado durante a XIII Reunião de Estados-Maiores entre a MB e a Armada Paraguaia (ARPAR).

Esta iniciativa permitirá a implementação do balizamento com base em sondagens atualizadas realizadas pelo CHN-6, assegurando a confiabilidade dos dados e contribuindo significativamente para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana na HPP, principal rota fluvial de exportação para Bolívia, Paraguai e Argentina. A Comissão promoverá, ainda, o estreitamento de laços, integração e interoperabilidade entre Brasil e Paraguai, reforçando o protagonismo do Brasil no contexto regional, por meio da cooperação técnico-naval com países vizinhos”, ressaltou o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Elides Freitas de Jesus Júnior.

Sinalização náutica

Os sinais náuticos são placas visuais instaladas nos rios para ajudar os navegadores a se orientarem e navegarem com segurança. Eles indicam o caminho mais seguro, áreas rasas, obstáculos ou mudanças na rota. 

Na Hidrovia Paraguai-Paraná, essa sinalização é fundamental para a orientação dos navegantes, pois por conta da dinâmica do rio e dos períodos de seca e cheia há trechos com variações sazonais do nível das águas e que exigem mudanças na orientação da navegação”, acrescentou o Diretor do CHN-6.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Licenciamento 2025: 55% pagaram em dia e Detran avança na digitalização
geral
Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá
tempo
Corumbá e Ladário terão fim de semana com chuva e variação de temperatura
Sábado pode ter pancadas e granizo; domingo, dia do Enem, será de sol entre nuvens
justiça
STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados
esporte
Servidores de Corumbá são premiados no encerramento dos Jogos 2025
esporte
Amistoso entre Brasil e Bolívia celebra respeito e diversidade cultural
Bem-estar animal
Ação em Corumbá promove adoção responsável de cães e gatos neste sábado
geral
Setor industrial de MS cria mais de 1.250 empregos em setembro, aponta Fiems
Plantão
Tamanduá-mirim ferido é resgatado em quintal de casa em Corumbá

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá