Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Geral

Marinha de Ladário abre processo seletivo com 17 vagas

11 novembro 2025 - 11h29Gesiane S. Lourenço

Os interessados em integrar a Marinha do Brasil (MB) já podem intensificar a preparação. A Força divulgou os avisos de convocação para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF-RM2), com mais de 500 vagas em todo o País, 17 delas, para o 6º Distrito Naval, em Ladário. As seleções são destinadas a profissionais com nível superior em diversas áreas de formação, para atuação, por até oito anos, na Força. A remuneração bruta inicial ultrapassa R$ 9 mil.

As inscrições foram abertas no sábado (8) e seguem até 8 de janeiro de 2026. Os interessados devem acessar a página do Distrito Naval (DN) de sua preferência para se inscrever. A taxa de inscrição é de R$ 140,00, com possibilidade de solicitar isenção entre os dias 10 e 12 de novembro, para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e pertencentes a famílias de baixa renda.

As vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas, como: Administração; Direito; Comunicação Social; Psicologia; Ciências Contábeis; Geografia; Informática; Serviço Social; Biblioteconomia; Pedagogia; Português (Letras); Letras (Inglês); História; Matemática; Estatística; Educação Física; Química; Filosofia; Sociologia; Meteorologia; Oceanografia; Segurança do Tráfego Aquaviário; Inspetor Naval; Vistoriador Naval; e Teologia Católica.

Há também oportunidades para profissionais das áreas de Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Mecatrônica, Metalúrgica, Química, Cartográfica, Naval, de Produção, de Telecomunicações, de Sistemas da Computação e de Material) e de Arquitetura e Urbanismo. 

E, ainda, oportunidades para profissionais da Saúde nas áreas de medicina (diversas especialidades), Odontologia (diversas especialidades), Farmácia, Veterinária, e de apoio à Saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

No 6º Distrito Naval, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT), há 17 vagas para Ladário (MS) e uma para Cuiabá (MT). Em Ladário as vagas são para: Odontologia - Endodontia (1), Odontologia - Odontopediatria (1), Enfermagem (2), Nutrição (1), Administração (3), Ciências Contábeis (2), Comunicação Social (2), Psicologia (1), Serviço Social (1), Engenharia Ambiental (1) e Engenharia Cartográfica (1). Confira todas as informações no link: https://www.marinha.mil.br/com6dn/SMV_Oficiais_2026 

Para concorrer a uma das vagas, é preciso atender a determinados critérios, como ser brasileiro nato, ter mais de 18 e menos de 41 anos até a data da incorporação e possuir nível superior na área em que concorre, além de estar registrado no respectivo órgão fiscalizador da profissão, quando houver.

O candidato, aprovado em todas as fases e classificado dentro das vagas, ingressará na MB como Guarda-Marinha, sendo promovido a Segundo-Tenente após 6 meses de incorporação, cumpridos os requisitos necessários. Além da remuneração, logo a partir do curso de formação, os Oficiais RM2 têm acesso a diversos benefícios, como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Etapas da seleção

O processo seletivo é constituído de seis etapas: Prova Objetiva (PO); Prova de Títulos (PT); Verificação Documental e de Dados Biográficos (VD e VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF); e Designação à Incorporação.

A prova objetiva será realizada no dia 22 de fevereiro de 2026, com duração de três horas. Para a maioria das profissões, a prova será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre a matéria de Língua Portuguesa. Já para os profissionais de medicina, a prova abordará 50 questões sobre atendimento e conduta em situações de emergência e urgência médica, inclusive em áreas remotas.

Todos os detalhes sobre cada etapa da seleção constam nos respectivos Avisos de Convocação, disponíveis nas páginas de cada DN.

Após a conclusão do Curso de Formação, o militar atuará em uma das Organizações Militares da MB, na Unidade da Federação a qual concorreu.

O Serviço Militar Temporário, para os Oficiais RM2, poderá ter a duração de até 8 anos, conforme a necessidade da Administração Naval e a manifestação da vontade do próprio militar, sem vínculo permanente com a instituição. Com isso, o militar poderá alcançar o posto de Capitão-Tenente.

Dúvidas sobre o processo seletivo no 6º Distrito Naval podem ser tiradas no setor de Concursos e processos seletivos da Marinha do Brasil, por meio do telefone: (67) 3234-1062. *Com informações da Agência Marinha de Notícias

 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C
homenagem
Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo
esporte
Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô
Segurança Pública
Bombeiros reforçam ações preventivas na Operação Alerta Vermelho
Justiça
CNJ recebe nova denúncia por suposto favorecimento de desembargador à JBS
Notícia-crime protocolada por juiz aponta que desembargador teria interferido em execuções de ação coletiva trabalhista
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá
Luto
Prefeito lamenta morte do padre salesiano Dídimo de Campos Filho

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS