Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados (a 251 km de Campo Grande) comemora 86 anos de emancipação nesta segunda-feira (20). Fundada em 20 de dezembro de 1935 quando fazia parte do município de Ponta Porã, a antiga São João Batista de Dourados tem hoje pelo menos 225,4 mil habitantes, segundo a mais recente estimativa do IBGE.
Polo regional na prestação de serviços, principalmente de saúde, educação e comércio, Dourados atende área formada por 33 municípios de Mato Grosso do Sul, onde vivem pelo menos 900 mil pessoas. É a capital não oficial da antiga Colônia Agrícola Nacional de Dourados, projeto de reforma agrária do Governo Getúlio Vargas e que trouxe desenvolvimento à região.
Dourados teve por muitos anos o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul, mas foi superada por Três Lagoas e atualmente é o terceiro no Estado em riquezas.
Assim como ocorreu em 2020, no primeiro ano da pandemia da covid-19, Dourados comemora mais um aniversário em meio à crise que atinge o País e, por extensão, a administração municipal.
No primeiro ano de mandato, o prefeito Alan Guedes (PP) enfrenta problemas semelhantes da antecessora Délia Razuk. O mato toma conta de áreas públicas e até de canteiros centrais por falta de equipes de limpeza.
O contrato temporário com empresa terceirizada venceu no início do segundo semestre e até agora a prefeitura não conseguiu fazer outra licitação. Na semana passada, o processo licitatório em andamento foi mais uma vez suspenso pelo município para corrigir erros no edital.
A prefeitura também enfrenta dificuldade para livrar a cidade dos buracos. As vias dos bairros e até da área central continuam esburacadas e o problema só aumenta com o período de chuvas. As únicas avenidas e ruas em boas condições foram recapeadas recentemente pelo Governo do Estado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Dourados teve por muitos anos o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul, mas foi superada por Três Lagoas e atualmente é o terceiro no Estado em riquezas. (Reprodução Internet)


