Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Mães reclamam da falta de ar condicionado nas escolas municipais de Corumbá

21 outubro 2023 - 14h06Gesiane Sousa

Mães de alunos da Rede Púbica Municipal (Reme) de Corumbá procuraram pela Redação do Capital do Pantanal com areclamação sobre a falta de ar condicionado e bebedouros com água gelada nas unidades de ensino do município. Essa é mais uma polêmica que entra na lista de reclamações que o povo tem feito contra a administração de Marcelo Iunes.

Corumbá tem enfrentado uma forte onda de calor com temperaturas tem ultrapassam os 40ºC quase que diariamente. Em condições climáticas como esta, arcondicinado e água gelada se tornam itens essenciais nas salas de aula, onde o bem estar influencia diretamente no desempenho dos estudantes.

Larissa Pimental é mãe de dois alunos da Reme, um menino de 5 anos e uma menina de 7 anos, eles estudam no Cemei Estrelinha Verde e na Escola Municipal Ciryaco Félix de Toledo. De acordo com a mãe, os filhos chegam desgastados em casa e reclamando do calor e da falta de água gelada.

"É difícil com o calor que anda fazendo em Corumbá, a criança passar por essa questão nas escolas. Quando pedi ajuda e postei no Facebook, foi para que tanto os alunos como os professores possam ter bem estar dentro das escolas. Não é questão de política, muito menos luxo, porque vieram me dizer que antigamente as escolas não tinham ar, realmente não tinham, mais o calor não era como estamos vivendo hoje", detalha Larissa, que propôs a discussão em página do Facebook na última quinta-feira (19), obtendo 246 comentários de apoio a causa.

Na rede social, Dhuyane Moura Caldas, perguntou se o prefeito e seu vice trabalham sem ar condicionado; Amira Ahmad desaprovou a medida da prefeitura de colocar frigobar nas salas de aula com ar sem funcionar, para a internauta, "a sala vira um forno. Alunos desmaiando, professores sem condições de ensinar, água sai fervendo do bebedouro, não é possível, pagamos imposto e não temos nem o básico do básico? Misericórdia!, exclama Amira; Amanda Torres aponta que "na E.M. José de Souza Damy também  tem salas que estão sem ar e sem ventiladores. Nesse calorão que está fazendo é impossível de se ter uma aula produtiva". 

O Capital do Pantanal apurou a situação junto a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a resposta foi que de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, "além dos bebedouros, todas as salas de aula da REME possuem frigobar, para guardar as garrafas de águas dos alunos. A manutenção dos aparelhos de ar-condicionado já foi realizada em todas as unidades da REME. Agora a Secretaria Municipal de Educação está fazendo a troca dos aparelhos que não tem conserto".

De acordo com o cronograma da secretarua, as escolas Delcídio do Amaral, José de Souza Damy, Barão do Rio Branco, Caic e Almirante já receberam aparelhos de ar condicionado novos, e que neste momento equipes realizam a troca dos aparelhos na Clio Proença. 

Ainda de acordo com a resposta da assessoria de comunicação, problemas pontuais podem acontecer, e neste caso o gestor precisa acionar a Secretaria de Educação, que mantém constante diálogo com os gestores para que a limpeza no filtro dos ares aconteça semanalmente.

Atuante nas redes sociais, o vereador Chicão Vianna, respondeu algums comentários na postagem realizada por Larissa Pimental no grupo do Facebook. Em vídeo, ele mostra ter protocolado uma solicitação para que o Ministério Público Estadual, instaure ação civil contra o município para que seja regularizado o funcionamento do ar condicionado nas escolas de Corumbá. O vereador ressalta que é inadmissível, o município ter um contrato milionário vigente para manutenção dos aparelhos e mesmo assim enfrentar dificuldades para manter o bom funcionamento dos equipamentos.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal