Menu
terça, 13 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Lei autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia

13 janeiro 2026 - 15h49Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar 226/26, que autoriza o pagamento retroativo para servidores da União, de estados, do Distrito Federal e de municípios, de direitos remuneratórios - como anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte e licença-prêmio - que haviam sido congelados em razão da pandemia da covid-19.

A lei foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União e estabelece que os pagamentos estão relacionados ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. De acordo com a norma, os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública à época da pandemia e conte com orçamento disponível.

Em nota, o Palácio do Planalto reforçou que deve ser respeitada a disponibilidade orçamentária da União, de estados, do Distrito Federal e de municípios e destacou que a norma tem caráter autorizativo, ou seja, permite que cada ente federativo decida, de forma autônoma e por meio de lei própria, sobre o pagamento retroativo das vantagens pessoais em questão.

“Durante o período do regime emergencial, a legislação impediu a concessão dessas vantagens e a contagem do tempo necessário para adquiri-las, como forma de controlar os gastos públicos. Com o fim do estado de emergência sanitária, a proposta busca corrigir os impactos dessas restrições e devolver aos entes federativos a autonomia para decidir sobre o tema”, explica o comunicado.

Ainda de acordo com o Palácio do Planalto, do ponto de vista fiscal, a lei não gera despesas automáticas nem obriga pagamentos imediatos. “Qualquer recomposição fica condicionada à disponibilidade de recursos no orçamento, à estimativa de impacto financeiro e à autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

“A norma também impede a transferência de custos para outro ente, como a União, preservando a responsabilidade fiscal e os recursos públicos”, diz o Planalto.

Entenda

A norma teve origem no Projeto de Lei Complementar 143/2020, de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), aprovado no Senado no final de dezembro de 2025 com relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR). 

Durante a votação da matéria no plenário, Arns lembrou que a medida não traz qualquer criação de despesa a mais, uma vez que o valor já estaria previsto no Orçamento. Para o senador, a Lei Complementar 173 de 2020 impôs restrições severas à contagem de tempo para vantagens funcionais com o objetivo de conter gastos públicos em um momento de crise.

Tais restrições, na avaliação do parlamentar, embora justificadas no contexto emergencial da covid-19, acabaram produzindo prejuízos duradouros aos servidores, que continuaram exercendo suas funções, muitas vezes em condições difíceis, sem que pudessem usufruir de direitos que normalmente decorreriam do tempo de serviço. 

Para Arns, a nova lei “restabelece esse equilíbrio, reconhecendo o esforço e o trabalho prestado, sem romper com a lógica de responsabilidade fiscal”. 

O senador alterou o texto original do projeto para substituir a expressão “a servidores públicos” para “ao quadro de pessoal”, ou seja, a mudança valerá para servidores públicos efetivos e para empregados públicos contratados por meio da CLT. 

*Com informações da Agência Senado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

serviços
Conserto na rede pode provocar falta de água em bairros de Ladário
Serviço da Sanesul afeta o Mutirão e áreas próximas nesta terça-feira (13)
Assistência Social
CRAS I promove ações de saúde para idosos e colônia de férias infantil
Internacional
Família de MS encara 24h na estrada para driblar bloqueio e sair da Bolívia
Prestação de Serviço
Modernização fechará agências do INSS por três dias no fim de janeiro
Campo Grande
Capital do Pantanal e Boca do Povo alinham parceria no rádio e na revista
geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 20 milhões
Polícia
Traficantes em Corumbá usam conhaque para potencializar efeitos da maconha
Tempo
Terça-feira de sol e calor em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 24°C e máxima de 31°C
geral
Anúncios falsos usam nome da Funtrab para enganar candidatos em MS
geral
Seleção complementar para serviço militar feminino começa nesta semana

Mais Lidas

Bolívia
Van colide em árvore e causa sete mortes em Puerto Quijarro
Capacitação
Parceria oferece cursos gratuitos em Corumbá
bolívia
Acidente em Puerto Quijarro deixa 12 mortos após colisão de van
Polícia
Foragido da justiça é preso com porção de cocaína no bairro Cristo Redentor