O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) inaugurou, nesta quinta-feira (9), seu escritório em Corumbá, com a presença do presidente instituto, Marcos de Castro Simanovic. A estrutura administrativa passa a funcionar em um espaço cedido, na sede do IHP (Instituto Homem Pantaneiro). Com o novo espaço, o chefe do PARNA (Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense), Bruno Agueda, passa a dividir seu tempo entre as atividades no interior do parque e no escritório técnico.
Para Simanovic, a parceria com o IHP em prol do Parque Nacional Mato-grossense busca conservar os atributos naturais, a beleza cênica, promover a pesquisa científica, ações de educação ambiental e turismo de natureza. “A gente conta com todo histórico do que já foi feito no parque. Agora, a ideia é que esse esforço seja unido e a gente consiga potencializar tudo isso trabalhando juntos”, afirmou.
A parceria entre as instituições deve trazer, ainda, ganhos logísticos, já que o IHP atua, há muitos anos, na Serra do Amolar, região em que está inserido o parque. “A tendência é fazer mais para o parque, gastando bem menos, no sentido de não ter desperdício. A gente também quer fazer captação de recurso, buscar novos recursos para implementar iniciativas positivas para o parque”, garantiu o presidente do ICMBio, durante visita ao IHP.
Ângelo Rabelo, presidente do IHP, celebrou a conquista ao lado do presidente do ICMBio, Marcos de Castro Simanovic. Foto: Divulgação/IHPO presidente do IHP, Ângelo Rabelo, destacou que a parceria com o ICMBio é uma conquista para todo o bioma e reforça as ações positivas já implementadas na região, além de abrir portas para que outras sejam iniciadas. “O desafio é a retomada e dinamização do Parque Nacional, com um reposicionamento baseado nos princípios da administração pública, como legalidade e eficiência”, afirmou.
Ainda de acordo com Rabelo, a gestão do parque vai contar com o apoio do IHP na logística, comunicação, e, principalmente, na integração das brigadas Alto Pantanal e a do Parque Nacional Mato-grossense.
“Nesta semana, foi lançado oficialmente a iniciativa ‘Abrace o Pantanal’, que vai proteger 2,5 milhões de hectares de área do bioma por meio da detecção precoce do incêndio. Com o monitoramento de possíveis focos e a integração das brigadas, além de todo o reforço logístico, o Pantanal só tem a ganhar. Conseguimos unir esforços em prol da conservação deste bioma que é tão importante não só para os brasileiros, mas para a humanidade”, garantiu o presidente do IHP.
Chefe do PARNA, Bruno Agueda explica que, com a inauguração do escritório técnico em Corumbá, o trajeto entre o parque e a estrutura administrativa fica mais curto, o que resulta na diminuição dos custos operacionais. “O antigo escritório ficava em Cáceres. Então, além do trajeto por água, tínhamos mais 300 quilômetros por terra. Isso fazia com que aumentasse o tempo de viagem e a dificuldade de deslocamento. Com a mudança para Corumbá, encurtou trechos por terra. Além disso, o ponto focal fica mais bem assistido na questão da logística, uma vez que praticamente todo o trade turístico que opera na região é de Corumbá. Com isso, facilita a questão operacional”, explicou.
A Acert (Associação Corumbaense das Empresas de Turismo) comemorou a implantação do escritório técnico do ICMBio na Cidade Branca. "A inauguração do espaço, com certeza, é uma oportunidade para o trade turístico como um todo. Facilita o diálogo para construirmos juntos um programa de visitação e utilização da unidade para o turismo", afirmou Joice Marques.
* Infromações da Assessoria de Comunicação do IHP
Deixe seu Comentário
Leia Também
Sexta-feira de calor e alerta de chuvas em Corumbá e Ladário
A previstas é de 35°C e a umidade do ar pode atingir 40% nos períodos mais quentes do dia

Carnaval vira ferramenta de cuidado e proteção para crianças no SCFV

Migrantes recebem orientação sobre abuso sexual e trabalho infantil

Comandante Militar do Oeste visita a 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal

Agetrat anuncia interdições de vias para o Carnaval de Corumbá 2026

Jiboia de 2 metros é capturada em árvore de Ladário

Homem é esfaqueado após ameaça de desafeto no bairro Universitário

Receita Federal e instituições definem ações integradas de segurança na fronteira
Quinta-feira tem previsão de calor intenso e chuvas isoladas
Corumbá e Ladário têm máxima de 33°C e alerta para pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de trovões e raios



Escritório do ICMBio em Corumbá vai funcionar em local cedido dentro do Instituto Homem Pantaneiro. (Divulgação/IHP)


