Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

IHP promove ações de educação ambiental e lança livro sobre a bacia do Alto Paraguai

21 março 2022 - 09h23Ascom IHP

Em comemoração à Semana da Água, o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) promove, nos próximos dias, uma série de ações para chamar a atenção da sociedade para a importância da água, principalmente para o Pantanal.   

Dados do MapBiomas mostram que o Pantanal perdeu 29% de superfície de água nos últimos 30 anos. A redução da água é uma ameaça à biodiversidade do bioma. Além disso, quando está mais seco, o Pantanal se torna mais suscetível ao fogo.   

“É muito importante lembrarmos que todos os processos que ocorrem no Pantanal dependem do ciclo das águas, que é essencial para manutenção da flora e fauna do bioma. Durante essa semana, iremos, através de postagens e ações de educação ambiental, mostrar a importância da água no Pantanal e a importância de preservar esse recurso, principalmente através da proteção das nascentes”, afirma a coordenadora técnico-científica do IHP, Angélica Guerra.   

As atividades começam na segunda-feira (21), com ações de educação ambiental na Escola AMEC, em Miranda. A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Na terça-feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial da Água, os participantes do Moinho Cultural, em Corumbá, recebem orientações de educação ambiental.   

Na quarta-feira (dia 23), o Memorial do Homem Pantaneiro abre as portas para a palestra “Ciclo das águas no Pantanal”, com o Dr. Carlos Padovani, da Embrapa Pantanal. A palestra começa às 19h e é aberta à comunidade.   

O lançamento do livro “Bacia do Alto Paraguai: uma viagem no tempo” é outra atividade em comemoração à data. O livro é fruto de uma parceria entre o IHP e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).  

Dividido em cinco capítulos, o livro fala desde os processos históricos que levaram o bioma a seu atual status de conservação até cenários futuros para a Bacia do Alto Pantanal, trazendo projeções de uso do solo, serviços ecossistêmicos, biodiversidade e mudanças climáticas. 

A obra será lançada no Memorial do Homem Pantaneiro, em Corumbá, a partir das 18h, com a presença dos autores.   

“Esse trabalho é fruto de muitas mãos, dedicação, pesquisa e, principalmente, amor pelo bioma pantaneiro. O ciclo das águas é fundamental para o Pantanal e precisamos estudar a fundo, investigar formas de preservação das nossas nascentes. Após o trabalho de entender a situação, precisamos implementar ações que garantam a preservação e conservação das águas pantaneiras. Há 20 anos, o IHP tem encabeçado ações com este objetivo, mas elas dependem também do envolvimento da sociedade. Afinal, o Pantanal é de todos”, afirma o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.   

Para encerrar a programação, o IHP, em parceria com o Grupo Amigos do Prata, lança o projeto “Vida ao Prata”. A iniciativa pretende estabelecer um conjunto de parceiros e ações que assegurem a conservação do Rio da Prata.   

O projeto será lançado no sábado (26), às 16h, no deck de pedra do Recanto Ecológico do Rio da Prata, em Jardim. Durante o evento, seis proprietários rurais vão receber o certificado de aliados estratégicos da proteção do Rio da Prata.  

 
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática