Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

IHP promove ações de educação ambiental e lança livro sobre a bacia do Alto Paraguai

21 março 2022 - 09h23Ascom IHP

Em comemoração à Semana da Água, o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) promove, nos próximos dias, uma série de ações para chamar a atenção da sociedade para a importância da água, principalmente para o Pantanal.   

Dados do MapBiomas mostram que o Pantanal perdeu 29% de superfície de água nos últimos 30 anos. A redução da água é uma ameaça à biodiversidade do bioma. Além disso, quando está mais seco, o Pantanal se torna mais suscetível ao fogo.   

“É muito importante lembrarmos que todos os processos que ocorrem no Pantanal dependem do ciclo das águas, que é essencial para manutenção da flora e fauna do bioma. Durante essa semana, iremos, através de postagens e ações de educação ambiental, mostrar a importância da água no Pantanal e a importância de preservar esse recurso, principalmente através da proteção das nascentes”, afirma a coordenadora técnico-científica do IHP, Angélica Guerra.   

As atividades começam na segunda-feira (21), com ações de educação ambiental na Escola AMEC, em Miranda. A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Na terça-feira (22), quando é comemorado o Dia Mundial da Água, os participantes do Moinho Cultural, em Corumbá, recebem orientações de educação ambiental.   

Na quarta-feira (dia 23), o Memorial do Homem Pantaneiro abre as portas para a palestra “Ciclo das águas no Pantanal”, com o Dr. Carlos Padovani, da Embrapa Pantanal. A palestra começa às 19h e é aberta à comunidade.   

O lançamento do livro “Bacia do Alto Paraguai: uma viagem no tempo” é outra atividade em comemoração à data. O livro é fruto de uma parceria entre o IHP e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).  

Dividido em cinco capítulos, o livro fala desde os processos históricos que levaram o bioma a seu atual status de conservação até cenários futuros para a Bacia do Alto Pantanal, trazendo projeções de uso do solo, serviços ecossistêmicos, biodiversidade e mudanças climáticas. 

A obra será lançada no Memorial do Homem Pantaneiro, em Corumbá, a partir das 18h, com a presença dos autores.   

“Esse trabalho é fruto de muitas mãos, dedicação, pesquisa e, principalmente, amor pelo bioma pantaneiro. O ciclo das águas é fundamental para o Pantanal e precisamos estudar a fundo, investigar formas de preservação das nossas nascentes. Após o trabalho de entender a situação, precisamos implementar ações que garantam a preservação e conservação das águas pantaneiras. Há 20 anos, o IHP tem encabeçado ações com este objetivo, mas elas dependem também do envolvimento da sociedade. Afinal, o Pantanal é de todos”, afirma o presidente do IHP, Ângelo Rabelo.   

Para encerrar a programação, o IHP, em parceria com o Grupo Amigos do Prata, lança o projeto “Vida ao Prata”. A iniciativa pretende estabelecer um conjunto de parceiros e ações que assegurem a conservação do Rio da Prata.   

O projeto será lançado no sábado (26), às 16h, no deck de pedra do Recanto Ecológico do Rio da Prata, em Jardim. Durante o evento, seis proprietários rurais vão receber o certificado de aliados estratégicos da proteção do Rio da Prata.  

 
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo