Menu
domingo, 28 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Horário de verão termina neste domingo; relógios devem ser atrasados em uma hora

18 fevereiro 2017 - 10h02Agência Brasil

O horário de verão acaba à 0h deste domingo (19), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fábio Alves, a mudança tem como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.

"O verão é o período que naturalmente demora a anoitecer, o dia é maior. Ou seja, com o horário de verão, é possível aproveitar a luz natural para gerar um melhor aproveitamento da energia", explica. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade para o país.

O governo ainda não divulgou qual foi a economia de energia com a medida neste ano, mas a previsão inicial era de que o horário de verão resultasse em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas.

Vigência

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. A mudança começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de carnaval - neste caso, o horário de verão se encerra no domingo seguinte.

A medida só é aplicada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo de energia é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

Outros países também fazem mudanças no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão, especialmente aqueles com maior geração termelétrica. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado o Daylight Saving Time, geralmente entre março e novembro.

Atenção

Quem tem viagem marcada para este fim de semana deve ficar atento aos horários de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros a entrar em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Segurança Pública
Casos de roubos diminuem em 31% em MS, menor índice nos últimos 10 anos
Temperatura
Inmet alerta para chegada de onda de calor no outono com 5°C acima da média
Esclarecimento
Município apresenta documento que prova estar em dia com o FONPLATA
Plantão
Bombeiros registram três capturas de animais nas últimas 24 horas
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Utilidade Pública
TRE faz plantão de atendimento neste sábado (27)
Expectativa
Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS

Mais Lidas

Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Em nome de policial
Novo golpe faz pedido de marmita falsa e recebe troco antecipado via Pix
Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração