Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Gerson Claro é o mais cotado para líder do governo na Assembleia Legislativa de MS

11 fevereiro 2020 - 09h46Correio do Estado

O deputado estadual Gerson Claro (PP) é o nome favorito a substituição do seu colega José Carlos Barbosa (DEM), o Barbosinha para ser líder do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS).  A expectativa é que o anuncio seja feito durante a sessão de hoje.  

Conforme informações de bastidores, a decisão foi tomada no final da semana passada, porém como Azambuja ainda não entregou o oficializou na Casa de Leis, o parlamentar tem receio de anunciar sua escolha como líder e o chefe do Executivo mudar de opinião.  

A alternância na liderança de governo é resultado da decisão de Barbosinha em pretende concorrer à prefeitura de Dourados. O parlamentar não teria como conciliar agenda de deputado, líder do governo e pré-candidato. No começo de janeiro, Barbosinha já teria acordado sua saída com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quando assumiu a função.  

Barbosinha explica que o líder deve ter boa relação com os demais integrantes da Casa e com a administração estadual para que possa colaborar com a aprovação de projetos importantes do Executivo.  

Gerson Claro é considerado um dos preferidos para suceder Barbosinha entre os deputados, o nome do tucano Rinaldo Modesto também foi cotado. Modesto foi líder durante o primeiro mandato de Azambuja, porém ele disse que outros parlamentares poderiam ocupar o cargo de confiança, citando o nome de Claro e de Londres Machado (PSD).  

O presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), disse em entrevista coletiva que os deputados que pretendem concorrer as eleições de outubro não devem ocupar funções de presidência nas comissões da ALEMS e que os pré-candidatos já estavam se organizando.  

Além da mudança na liderança do Executivo, as presidências das comissões também devem ser alteradas. A mais esperada é da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), antes ocupada pelo deputado Lídio Lopes (Patriotas).  

Lídio assumiu ontem a vice-presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) durante evento em Brasília, ontem.

Aliados  

A escolha de Gerson Claro como líder do governo estreita ainda mais a aliança entre PP e PSDB. Os partidos estão unidos em Costa Rica com a filiação do

Cleverson Alves dos Santos, o Delegado Cleverson, ao PP que tem apoio do PSDB e do PSD.  

Além de Costa Rica os partidos devem se unir em Sidrolândia, o ex-deputado Enelvo Felini, tenta viabilizar sua candidatura para novamente assumir o Executivo da cidade e os tucanos buscam apoio do PP para concorrer.  

Um dos nomes que querem disputar a prefeitura da cidade é o ex-governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos - Zeca do PT.

Convite

No ano passado o partido chegou a convidar a deputada federal Rose Modesto (PSDB) para mudar de agramição e ser pré-candidata da Prefeitura Municipal de Campo Grande, porém a parlamentar precisa de autorização da Executiva tucana para deixar o partido sem perder o mandato.  

Na época o presidente da agramiação tucana, Sérgio de Paula, declarou que não autoriza ninguém deixar o partido e que as solitações precisam passar pelo crivo de toda a executiva estadual.  

A ida de Rose para o PP também foi cogitada, nos bastidores, como uma forma dos partidos se unirem para vencer o prefeito Marcos Trad na tentativa de reeleição.  Mas a deputada declarou que não pretende deixar o PSDB.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Polícia
PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Polícia
Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada