A concentração do monóxido de carbono provocada por incêndios no Pantanal e na Amazônia está sobre uma faixa que se estende do Norte do Brasil até as regiões Sul e Sudeste, passando sobre o Peru, Bolívia e Paraguai. A situação deve ficar ainda pior nos próximos dias, com a mudança na direção dos ventos causada pela entrada de uma nova frente fria.
De acordo com o professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenador da QualiAR (Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar), Widinei Alves Fernandes, a fumaça está contornando o Brasil neste momento.
“Nossa sorte é que ainda não entrou no país, porque o corredor de ar que está com poluentes tem afetado grande parte da fronteira e chegando ao sul do Brasil. Mas a frente fria que está chegando sexta e sábado vai alterar a direção dos ventos”, explica.
O MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), confirmou que desde o início do ano até o dia 18 de agosto 1.838.950 hectares no Pantanal foram queimados. No mesmo período, 3,2 milhões de hectares da Amazônia foram consumidos pelo fogo.
Dentre os riscos para a saúde, a preocupação é maior com as doenças de trato respiratório. “As partículas podem chegar ao pulmão, coração e as mais finas, ao cérebro, podendo causar AVC (Acidente Vascular Cerebral). A recomendação é usar máscara, evitar atividade física, deixar a casa fechada para evitar que a fumaça entre e colocar umidificador”, detalha o professor.
Imagens de satélite mostram o corredor de fumaça nos países vizinhos. Foto: ReproduçãoAlém da fumaça, a baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias se torna um agravante. “São duas condições graves para o trato respiratório”, acrescentou Widinei. Neste momento o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para o Estado, já que a umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%. *Com informações do CG News
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Fumaça densa ocupa uma faixa que se estende do Norte do Brasil até as regiões Sul e Sudeste, passando sobre o Peru, Bolívia e Paraguai. (Foto: Reprodução/Windy )

