A Fecomércio MS, alinhada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demostra preocupação quanto à Portaria MTE n. 3.665, de 13/11/2023 que muda a regra para o expediente no comércio aos domingos e feriados e causa insegurança jurídica para trabalho nas empresas do comércio.
"A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, entidade de cúpula do comércio no país, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul e os Sindicatos de sua base no Estado manifestam preocupação com relação aos termos da Portaria MTE n. 3.665, de 13/11/2023, na medida em que além de configurar excesso na prerrogativa do Ministro do Trabalho de normatizar questões que digam respeito às relações de trabalho, que desconsiderou o fato de que certas atividades do comércio se constituem essenciais e que, por conta disso, possuem notório interesse público, como, também, a existência de regra específica prevista no artigo 6º-A da Lei n. 10.101/2000 que permite, expressamente, o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, mediante autorização na convenção coletiva de trabalho. Além disso, a Portaria acaba contribuindo para gerar um clima de insegurança jurídica, impactando negativamente nas futuras negociações, prejudicando trabalhadores, empresas e a sociedade civil que necessita utilizar aqueles serviços nos feriados", declara as entidades.
Para a Fecomércio, nesse momento em que o país necessita urgentemente de retomar a pujança na sua economia, medida desse porte se afigura um retrocesso, que poderá comprometer o pleno exercício das atividades econômicas, com prejuízo para todos.
Confira no vídeo o que diz o advogado da Diretoria Jurídica e Sindical da CNC, Roberto Lopes, sobre o assunto.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Patanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Roberto Lopes, advogado da Confederação Nacional do Comércio, comenta sobre as mudanças determinadas pela Portaria. (Foto: Reprodução/vídeo)


