Em extinção, papagaio-verdadeiro é o papagaio mais popular do Brasil. Foto: Haroldo Palo jJr.Falante e com aspecto simpático, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é a espécie-bandeira do Ano do Papagaio, campanha de conscientização para conservação e contra o tráfico das aves em todo o Brasil. Como parte das ações de conscientização, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza realiza em Corumbá (MS), até o dia 30 de setembro, a exposição ‘Papagaio-verdadeiro’.
“Esta atividade foi pensada para aliarmos ações educativas à sensibilização para a conservação das espécies de papagaio do Pantanal”, explica Ivonete Guaragni, administradora da Estação Natureza Pantanal, local da exposição, a cerca de 400 km de Campo Grande (MS). “O trabalho de conscientização, é importante para mostrar às pessoas o quanto se prejudica as aves ao comprá-las de forma ilegal, por exemplo. Através da exposição vamos apresentar de forma lúdica e interativa muito conhecimento aos visitantes”, completa.
A mostra, realizada em parceria com a Fundação Neotrópica (ONG que realiza o Projeto Papagaio-Verdadeiro), leva o visitante, já na entrada, a passar entre um ipê amarelo de dois metros de altura, onde a ave costuma construir seus ninhos. Além de descobrir os hábitos do papagaio-verdadeiro, todos terão também a oportunidade de conhecer mais sobre o Pantanal.
Os visitantes poderão, ainda, interagir com uma mostra de vídeos, imagens e sons sobre as espécies da região e participar de um concurso de desenhos sobre o papagaio-verdadeiro: uma experiência para todas as idades.
E para tornar a visita ainda mais inesquecível, é possível agendar um horário para participar da sessão de teatro de bonecos intitulada ‘Nas asas do vento’, que apresenta como vive o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e as principais ameaças à ave. Além disso, o visitante poderá conhecer mais curiosidades sobre o papagaio-papa-goiaba (Amazona xanthops) e papagaio-trombeteiro (Amazona amazônica) também na exposição.
Um brasileiro em busca da sobrevivência
O papagaio-verdadeiro é o papagaio mais popular do Brasil, o que o torna também o mais procurado por traficantes de animais silvestres, pois é um imitador habilidoso da fala humana. Outro fator que contribui para a extinção da espécie é a degradação dos ambientes naturais onde habita; o desmatamento é a principal causa. No Pantanal, por exemplo, a cobertura vegetal nativa está sendo ameaçada pela introdução de pastagens.
Com cerca de 40 cm de comprimento e pesando 370g, a ave vive em áreas de mata seca e úmida e alimenta-se principalmente de flores, polpa de frutos, folhas e sementes de frutos secos. A reprodução acontece durante a primavera e início do verão. Monogâmica, faz os ninhos nas cavidades das árvores e, por volta dos cinco anos de idade, procura um parceiro, ao qual se mantém fiel por toda a vida.
Serviço:
Local
Estação Natureza Pantanal
Edifício Sleiman – Ladeira José
Porto Geral - Corumbá (MS)
Horário de funcionamento
Terça a sexta
Das 9h às 11h20 (última sessão às 11h20)
Das 14h às 17h20 (última sessão às 17h20)
Sábados
Das 14h às 18h (última sessão às 17h20)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário







