Durante esta semana, de segunda-feira (15) a sexta (19), a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) Danielle de Bem Luiz e a pesquisadora Adriana Ferreira Lima, da mesma instituição, participam de missão de prospecção na área de aquicultura na Malásia. Organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a missão terá visitas técnicas e discutirá a elaboração de projeto em conjunto sobre aquicultura multitrófica integrada.
Essa é a área do doutorado de Adriana, que está em andamento. Ela apresentará os resultados já conseguidos e falará sobre as principais variáveis de qualidade e de eficiência da produção (como desempenho, qualidade de água, balanço de nutrientes e emissão de gases de efeito estufa). “A visita técnica pode auxiliar no processo de compreensão dos aspectos técnicos que subsidiam a escolha e a densidade das espécies no cultivo multitrófico na Malásia. Com isso, podemos fazer um paralelo com o cultivo multitrófico que estou realizando na Embrapa Pesca e Aquicultura”, explica.
Danielle buscará captar demandas e oportunidades técnicas de parceria durante a missão, identificando pesquisadores da Embrapa e de outras instituições que possam colaborar com a construção de projeto em parceria. O intercâmbio de conhecimentos e de experiências sobre cultivos multitróficos pode favorecer ambos os países, fortalecendo a aquicultura no Brasil e na Malásia.
A chefe-geral cita que o país asiático possui importantes instituições nas áreas temáticas de pesca e de aquicultura. Criado em 1968, o Instituto de Pesquisa em Recursos Pesqueiros tem mais de 90 pesquisadores divididos em oito unidades. “O instituto apresenta amplas pesquisas, em especial em aquicultura multitrófica integrada, algo que favorece a sustentabilidade e amplia a eficiência da produção, em especial dentro do conceito de produção Baixo Carbono. A Embrapa ainda está avançando nessas pesquisas e a troca de experiências trará grande impacto para as ações da empresa”, sintetiza.
Cooperação internacional
A missão da ABC faz parte da cooperação técnica Sul-Sul, que permite a troca horizontal de conhecimentos e de experiências em diferentes áreas entre países considerados em desenvolvimento. A elaboração, a implementação técnica e a gestão compartilhada de projetos e de atividades constituem pilares dessa cooperação entre os países. As atividades desta semana serão realizadas em Penang, estado situado a Noroeste da Malásia.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Chefe-geral e pesquisadora da instituição vão tratar de aquicultura multitrófica integrada. (Foto: Divulgação/Embrapa )


