Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Em novo plano de cargos e carreira, servidor do estado poderá receber até R$ 21 mil

07 novembro 2024 - 12h32Gabriela Couto, CG News

Começou a tramitar nesta quarta-feira, 06 de novembro, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei do Executivo que propõe mudanças significativas na carreira de Gestão de Planejamento e Orçamento. O objetivo do governador Eduardo Riedel (PSDB) é promover uma reestruturação no plano de cargos, empregos e carreiras, especificamente voltada para os servidores que atuam nas funções de planejamento e orçamento dentro da administração pública estadual. 

A principal mudança é a introdução de um novo critério para promoção funcional, que passará a ocorrer exclusivamente com base no merecimento. A movimentação entre classes e referências, que antes podia ser promovida por outros critérios, será agora inteiramente atrelada à avaliação de desempenho individual dos servidores.

A promoção dos servidores da carreira será realizada conforme a avaliação de desempenho individual (ADI), que terá um peso crucial no processo. 

Para ser promovido, o servidor precisa atender a uma série de requisitos, como: vaga na classe superior, mínimo de três anos de efetivo exercício na classe atual, pontuação mínima de 70% nas três últimas avaliações de desempenho e participação em cursos e ações de desenvolvimento previstas no Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores (Pades) ou no Plano de Gestão Individual do Servidor (PGDI).

O projeto também apresenta uma nova estrutura de classes e referências, desdobrando os cargos da carreira em diferentes níveis de progressão. As classes foram reorganizadas em: classe inicial, pleno, sênior, máster e especial, com referências que irão até a referência 8 na classe especial. Esta última tem salário que chega a quase R$ 21 mil. Confira a tabela completa abaixo. 

A distribuição dos cargos também foi especificada, com a criação de cargos específicos para os cargos de analista de planejamento e orçamento e técnico de planejamento e orçamento, cada um com seu respectivo quantitativo de vagas por classe. 

O projeto também regulamenta o estágio probatório para os novos servidores, estabelecendo que o desempenho será monitorado, com a constituição de uma comissão para avaliar o servidor durante esse período.

A mudança busca não só a eficiência e qualidade nos serviços públicos, mas também um ambiente de trabalho mais justo e meritocrático, onde as promoções dependem da competência individual e do desempenho profissional.

Se aprovado, o projeto de lei entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. A proposta segue em tramitação na Assembleia Legislativa. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal