Amor, retrocesso, recomeçar, descanso, leveza e esperança. Essas são algumas das palavras e também dos sentimentos que devem fazer parte do espetáculo em formato de aula pública Moinho In Concert, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, 19h30, na sede do Moinho Cultural, em Corumbá, R. Domingos Sahib, 300 - Beira-Rio.
O espetáculo é baseado no livro homônimo de Manoel de Barros e, assim como a obra literária, vai contar com ilustrações de Ziraldo, gentilmente cedidas pelo Instituto Ziraldo. Além disso, o espetáculo guarda muitas surpresas e participações especiais. Uma delas é do cantor e compositor Márcio de Camillo. Como o Moinho Cultural, Camillo tem uma profunda ligação com a obra de Manoel de Barros. Ele foi o idealizador do espetáculo ‘Crianceiras’, que une música, poesia, teatro e animação, tudo baseado na obra do poeta pantaneiro. Outra convidada especial é a flautista internacional Celina Charlier, parceira de longa data do instituto.
Assim como no livro ‘O Fazedor de Amanhecer’, o espetáculo do Moinho In Concert terá diversas fases. E, como na vida, tudo começa com o amor. Depois, mostra a transformação da borboleta em lagarta, contrariando o fluxo natural da vida. “É uma forma de chamarmos atenção para o fato de que estamos andando para trás. Não estamos evoluindo, mas retrocedendo. O planeta Terra está sucumbindo”, explica a diretora-executiva do Moinho Cultural e diretora-geral do espetáculo, Márcia Rolon.
O espetáculo também fala da necessidade de desacelerar, olhar com aquela calma que só os avós conseguem ter, com toda a sabedoria que carregam. É uma chamada para a reflexão, principalmente em um mundo que tem perecido diante das mudanças climáticas.
A entrada para o espetáculo é gratuita e os convites são limitados com retirada na secretaria do Moinho, a partir de terça-feira, 19. Foto: Divulgação/MoinhoDepois da reflexão, vem a capacidade de renascer e, principalmente, se transformar. Mais uma vez, a natureza é quem mostra o que se espera da sociedade: transformação, assim como a das borboletas. “Não vamos dar muitos spoilers, mas esta é uma das partes mais impactantes do espetáculo. Com a ajuda do balé clássico, vamos fazer uma reflexão coletiva, principalmente sobre a necessidade de fazermos novos amanheceres, com novas atitudes e comprometimento ainda maior”, destaca Márcia Rolon.
A diretora-executiva do Moinho Cultural adianta, ainda, que o espetáculo também traz a figura de Bernardo, presente no livro de Manoel de Barros. “Esse é um espetáculo ainda mais especial por ser o 20º Moinho In Concert. E ele fala sobre aconchego, leveza, esperança, mas sem deixar nossa essência de lado e provocar reflexões. Apresentamos ‘Guadakan’ para mais de cinco mil pessoas, levamos a mensagem da urgência de olhar para o Pantanal. Agora, queremos chamar atenção para o que temos sofrido enquanto sociedade. Chegamos até o andarilho, o ponto alto do espetáculo e também a mais impactante, representando todos aqueles que têm precisado largar sua língua-mãe”, adianta Márcia.
O encerramento do espetáculo contará com uma participação especial internacional, lembrando que é possível fazer novos amanheceres e ter esperança.
A entrada para o espetáculo é gratuita e os convites são limitados, devendo ser retirados antecipadamente na secretaria do Moinho Cultural, a partir de terça-feira, dia 19, R. Domingos Sahib, 300 - Beira-Rio, Corumbá-MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Integrantes do Moinho Cultural ensaiam intensivamente para as apresentações, que ocorrem nos dias 13 e 14 de dezembro. (Foto: Divulgação)


