Menu
quarta, 17 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Descarte correto de embalagens de defensivos em MS supera média nacional

13 março 2025 - 15h11Laura Toledo

Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, ocupando a 7ª posição no ranking de devoluções, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). Em 2024, o estado encaminhou 4.894 toneladas para a destinação ambientalmente correta, o que representa 7% do total nacional.

O número reflete um avanço significativo na conscientização e no compromisso com a sustentabilidade. O estado registrou um crescimento de 28% em relação a 2023, quando foram devolvidas 3.836 toneladas. Esse aumento superou a média nacional, já que, no mesmo período, o Brasil registrou um crescimento de 27%, totalizando 68,5 mil toneladas destinadas corretamente.

Esse avanço é resultado do trabalho conjunto entre produtores rurais, cooperativas, distribuidores, indústrias e órgãos públicos, que fortalecem as práticas sustentáveis no setor agropecuário e reforçam o compromisso com a preservação ambiental.

Com objetivo de apoiar os produtores rurais nessa missão, o Senar/MS oferece cursos gratuitos de Educação Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho na Aplicação de Defensivos Agrícolas, voltados para capacitar os trabalhadores, produtores rurais e seus familiares. Os cursos possuem foco na Norma Regulamentadora NR-31.7 que estabelece regras sobre o manejo correto de embalagens, armazenamento adequado, descarte e segurança no manuseio. 

A instituição tem atendido a demanda com prioridade máxima. Dados apontam que entre 2023 e 2025, foram realizadas 223 turmas, beneficiando mais de 2.354 produtores e trabalhadores rurais.

“Os trabalhadores que lidam diretamente com produtos fitossanitários devem receber capacitação específica de no mínimo 16 horas, enquanto aqueles com exposição indireta precisam ser orientados por meio de materiais informativos e diálogos de segurança”, explica o coordenador educacional de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar/MS, Carlos Geraldo.

Além dos cursos, o Senar/MS já atendeu mais de mil agricultores no estado, levando conhecimento gerencial, ambiental e de segurança no trabalho. Esse suporte é oferecido por meio de visitas técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da cadeia de grãos, que orientam os produtores sobre o transporte, a destinação e as adequações necessárias nos depósitos de defensivos agrícolas e embalagens vazias, além de normas para garantir a segurança dos trabalhadores durante as atividades.

O Brasil é referência mundial em logística reversa

Atualmente, mais de 94% das embalagens primárias de defensivos agrícolas são destinadas para reciclagem, tornando o Brasil líder mundial nessa prática. Ainda segundo o InpEV, desde 2002, o país já deu destinação ambientalmente adequada a 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos. O tratamento correto das embalagens vazias evita riscos ambientais e estimula a economia circular. *Assessoria da Famsul

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

luto
Comunidade lamenta a morte de Victor Lorenzo
geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 52 milhões
geral
Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá
Plantão
Incêndio em conveniência mobiliza Bombeiros ao Cristo Redentor
Empreendedorismo
Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Tempo
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
luto
Comunidade lamenta a morte de Victor Lorenzo