Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Descarte correto de embalagens de defensivos em MS supera média nacional

13 março 2025 - 15h11Laura Toledo

Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, ocupando a 7ª posição no ranking de devoluções, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). Em 2024, o estado encaminhou 4.894 toneladas para a destinação ambientalmente correta, o que representa 7% do total nacional.

O número reflete um avanço significativo na conscientização e no compromisso com a sustentabilidade. O estado registrou um crescimento de 28% em relação a 2023, quando foram devolvidas 3.836 toneladas. Esse aumento superou a média nacional, já que, no mesmo período, o Brasil registrou um crescimento de 27%, totalizando 68,5 mil toneladas destinadas corretamente.

Esse avanço é resultado do trabalho conjunto entre produtores rurais, cooperativas, distribuidores, indústrias e órgãos públicos, que fortalecem as práticas sustentáveis no setor agropecuário e reforçam o compromisso com a preservação ambiental.

Com objetivo de apoiar os produtores rurais nessa missão, o Senar/MS oferece cursos gratuitos de Educação Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho na Aplicação de Defensivos Agrícolas, voltados para capacitar os trabalhadores, produtores rurais e seus familiares. Os cursos possuem foco na Norma Regulamentadora NR-31.7 que estabelece regras sobre o manejo correto de embalagens, armazenamento adequado, descarte e segurança no manuseio. 

A instituição tem atendido a demanda com prioridade máxima. Dados apontam que entre 2023 e 2025, foram realizadas 223 turmas, beneficiando mais de 2.354 produtores e trabalhadores rurais.

“Os trabalhadores que lidam diretamente com produtos fitossanitários devem receber capacitação específica de no mínimo 16 horas, enquanto aqueles com exposição indireta precisam ser orientados por meio de materiais informativos e diálogos de segurança”, explica o coordenador educacional de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar/MS, Carlos Geraldo.

Além dos cursos, o Senar/MS já atendeu mais de mil agricultores no estado, levando conhecimento gerencial, ambiental e de segurança no trabalho. Esse suporte é oferecido por meio de visitas técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da cadeia de grãos, que orientam os produtores sobre o transporte, a destinação e as adequações necessárias nos depósitos de defensivos agrícolas e embalagens vazias, além de normas para garantir a segurança dos trabalhadores durante as atividades.

O Brasil é referência mundial em logística reversa

Atualmente, mais de 94% das embalagens primárias de defensivos agrícolas são destinadas para reciclagem, tornando o Brasil líder mundial nessa prática. Ainda segundo o InpEV, desde 2002, o país já deu destinação ambientalmente adequada a 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos. O tratamento correto das embalagens vazias evita riscos ambientais e estimula a economia circular. *Assessoria da Famsul

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água
Meio Ambiente
Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
24 horas
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
Tempo
Sábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana
Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico

Mais Lidas

Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Polícia
Militar de Corumbá preso com supermaconha quebrou o próprio celular no flagrante
Economia
Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta-feira, 21
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março