Até 11 de abril, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS) realiza uma ação intensiva de fiscalização em obras e serviços da construção civil em Corumbá. Três agentes de fiscalização devem visitar cerca de 70 canteiros para identificar projetos, responsável técnico, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e placa de identificação de obra.
As principais infrações encontradas pela fiscalização do Crea-MS são a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), pessoas exercendo ilegalmente a profissão e a atuação de empresas sem registro no Crea.
“Das atividades da engenharia, agronomia e geociências fiscalizadas pelo Conselho, a construção civil é a que mais apresenta irregularidades. O custo é o principal argumento utilizado por aqueles que, erroneamente, optam por construir ou reformar sem acompanhamento técnico”, explica a presidente do Crea-MS, Vânia Mello.
A elaboração de projetos e a execução de obras e serviços sem a supervisão de um profissional habilitado pode gerar uma série de problemas. “Além de ser uma exigência da Lei Federal 5.194/66, a presença de um responsável técnico evita desperdícios de materiais, impede falhas estruturais e assegura instalações elétricas e hidráulicas bem planejadas, reduzindo riscos como incêndios e vazamentos. Além disso, a ausência desse profissional pode dificultar a obtenção de financiamentos e documentos essenciais, como o habite-se”, destaca Vânia.
Denúncias ou dúvidas podem encaminhadas para verificação pelo Departamento de Fiscalização do Crea-MS através do link https://ecrea.creams.org.br/DenunciaFiscalizacao/Inserir
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Ação de fiscalização deve visitar 70 canteiros de obras na cidade até 11 de abril. (Foto: Divulgação/CREA-MS)

