Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Geral

Corumbaense de 12 anos conquista bronze nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

25 outubro 2025 - 09h37Danielly Carvalho

A jovem Maria Eduarda Rondon de Arruda, de apenas 12 anos, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2025, garantindo a medalha de bronze no estilo livre feminino do Wrestling, na categoria de 39 a 46 quilos. A competição realizada na cidade de Uberlância (MG), reuniu as melhores atletas do país, e a corumbaense se destacou pela técnica, disciplina e maturidade em sua primeira participação nacional.

Maria Eduarda iniciou a competição com uma vitória rápida na classificatória, vencendo a primeira luta em apenas 10 segundos. Nas oitavas de final, avançou devido à desclassificação da adversária e, nas quartas de final, enfrentou uma atleta experiente de São Paulo, sendo derrotada. A jovem teve, então, a chance de disputar a repescagem, também chamada de série prata, onde abriu vantagem de 8 a 1, mas a adversária conseguiu reverter o placar para 16 a 12, garantindo à corumbaense a terceira colocação e a medalha de bronze.

O Wrestling, também chamado de luta olímpica, é um esporte que exige força, técnica e controle emocional, e nos tatames Maria Eduarda demonstrou todos esses elementos. "Eu vejo que fui bem, porém sei que devo me empenhar mais para buscar melhorar a cada dia. Meu sentimento é de dever cumprido e muita felicidade por ter conquistado uma medalha pro nosso estado", disse a atleta, que também ressaltou o desafio de controlar o nervosismo: "Aprendi que devo controlar mais minha ansiedade e não deixar as adversárias me desestabilizarem".

Conciliando os estudos em período integral com a rotina de treinos, Maria Eduarda é acompanhada de perto pelo técnico Josué Paulo Apolinário de Carvalho, coordenador do Projeto Social de Lutas de Corumbá, que elogiou seu desempenho: "Ela mostrou um excelente nível técnico e psicológico, principalmente considerando que foi sua primeira participação em um campeonato nacional. Conquistar o terceiro lugar entre as melhores do Brasil demonstra o potencial que ela tem e o caminho promissor que está construindo no esporte. Mesmo sendo muito jovem, manteve o foco e reagiu bem às adversidades. A evolução técnica dela, especialmente nas transições e no controle de posição, foi notável".

Família orgulhosa: apoio e amor fortalecem a trajetória da jovem atleta. Foto: Arquivo Pessoal

O pai, Marcelo de Arruda Paulo, destacou o orgulho de acompanhar a dedicação da filha: "Foi muito gratificante acompanhar de perto toda a dedicação e empenho dela. O que mais me orgulha é a confiança e dedicação que ela tem ao esporte. Não falta a um treino e busca melhorar a cada dia. Ela sabe que, independentemente do resultado, pra nós da família ela sempre será nossa número 1". A mãe, Shirley Auxiliadora Ribeiro Rondon, se sente imensamente orgulhosa da filha e da dedicação que ela demonstra nos treinos e nas competições. 

Maria Eduarda faz parte do Projeto Social de Wrestling de Corumbá, criado em 2025 para oferecer oportunidades a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Com apoio do empresário Miguel Trujillo, as aulas são gratuitas e focam na formação esportiva e cidadã, usando o Wrestling como ferramenta de disciplina, respeito e transformação social. Além de Maria Eduarda, o projeto conta com outros destaques: Rebeca, de 10 anos, campeã do Circuito Nacional e prestes a disputar o Brasileiro no Rio de Janeiro, e Murilo, de 11 anos, que está começando sua trajetória e deve estrear em competições estaduais e nacionais em 2026.

Atletas do projeto: Maria Eduarda, Rebeca e Murilo representam futuro do Wrestling. Foto: Arquivo Pessoal

Com foco no aprimoramento técnico, Maria Eduarda pretende continuar evoluindo nas próximas competições. "Quero aperfeiçoar minhas técnicas e me dedicar cada dia mais. Ainda tenho muito a aprender, e vou continuar treinando para chegar ainda mais longe", afirmou.

O treinador Josué Carvalho acredita que a participação nos JEB’s 2025 foi fundamental para o desenvolvimento da jovem atleta: "Essas experiências moldam o caráter competitivo e mostram que ela tem talento para representar o Brasil no futuro". Mais do que a medalha de bronze, a conquista evidencia o talento, disciplina e determinação de Maria Eduarda, que já se destaca entre os jovens atletas do Wrestling nacional.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C
homenagem
Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo
esporte
Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô
Segurança Pública
Bombeiros reforçam ações preventivas na Operação Alerta Vermelho
Justiça
CNJ recebe nova denúncia por suposto favorecimento de desembargador à JBS
Notícia-crime protocolada por juiz aponta que desembargador teria interferido em execuções de ação coletiva trabalhista
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá
Luto
Prefeito lamenta morte do padre salesiano Dídimo de Campos Filho

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS