A jovem Maria Eduarda Rondon de Arruda, de apenas 12 anos, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2025, garantindo a medalha de bronze no estilo livre feminino do Wrestling, na categoria de 39 a 46 quilos. A competição realizada na cidade de Uberlância (MG), reuniu as melhores atletas do país, e a corumbaense se destacou pela técnica, disciplina e maturidade em sua primeira participação nacional.
Maria Eduarda iniciou a competição com uma vitória rápida na classificatória, vencendo a primeira luta em apenas 10 segundos. Nas oitavas de final, avançou devido à desclassificação da adversária e, nas quartas de final, enfrentou uma atleta experiente de São Paulo, sendo derrotada. A jovem teve, então, a chance de disputar a repescagem, também chamada de série prata, onde abriu vantagem de 8 a 1, mas a adversária conseguiu reverter o placar para 16 a 12, garantindo à corumbaense a terceira colocação e a medalha de bronze.
O Wrestling, também chamado de luta olímpica, é um esporte que exige força, técnica e controle emocional, e nos tatames Maria Eduarda demonstrou todos esses elementos. "Eu vejo que fui bem, porém sei que devo me empenhar mais para buscar melhorar a cada dia. Meu sentimento é de dever cumprido e muita felicidade por ter conquistado uma medalha pro nosso estado", disse a atleta, que também ressaltou o desafio de controlar o nervosismo: "Aprendi que devo controlar mais minha ansiedade e não deixar as adversárias me desestabilizarem".
Conciliando os estudos em período integral com a rotina de treinos, Maria Eduarda é acompanhada de perto pelo técnico Josué Paulo Apolinário de Carvalho, coordenador do Projeto Social de Lutas de Corumbá, que elogiou seu desempenho: "Ela mostrou um excelente nível técnico e psicológico, principalmente considerando que foi sua primeira participação em um campeonato nacional. Conquistar o terceiro lugar entre as melhores do Brasil demonstra o potencial que ela tem e o caminho promissor que está construindo no esporte. Mesmo sendo muito jovem, manteve o foco e reagiu bem às adversidades. A evolução técnica dela, especialmente nas transições e no controle de posição, foi notável".
Família orgulhosa: apoio e amor fortalecem a trajetória da jovem atleta. Foto: Arquivo Pessoal
O pai, Marcelo de Arruda Paulo, destacou o orgulho de acompanhar a dedicação da filha: "Foi muito gratificante acompanhar de perto toda a dedicação e empenho dela. O que mais me orgulha é a confiança e dedicação que ela tem ao esporte. Não falta a um treino e busca melhorar a cada dia. Ela sabe que, independentemente do resultado, pra nós da família ela sempre será nossa número 1". A mãe, Shirley Auxiliadora Ribeiro Rondon, se sente imensamente orgulhosa da filha e da dedicação que ela demonstra nos treinos e nas competições.
Maria Eduarda faz parte do Projeto Social de Wrestling de Corumbá, criado em 2025 para oferecer oportunidades a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Com apoio do empresário Miguel Trujillo, as aulas são gratuitas e focam na formação esportiva e cidadã, usando o Wrestling como ferramenta de disciplina, respeito e transformação social. Além de Maria Eduarda, o projeto conta com outros destaques: Rebeca, de 10 anos, campeã do Circuito Nacional e prestes a disputar o Brasileiro no Rio de Janeiro, e Murilo, de 11 anos, que está começando sua trajetória e deve estrear em competições estaduais e nacionais em 2026.
Atletas do projeto: Maria Eduarda, Rebeca e Murilo representam futuro do Wrestling. Foto: Arquivo PessoalCom foco no aprimoramento técnico, Maria Eduarda pretende continuar evoluindo nas próximas competições. "Quero aperfeiçoar minhas técnicas e me dedicar cada dia mais. Ainda tenho muito a aprender, e vou continuar treinando para chegar ainda mais longe", afirmou.
O treinador Josué Carvalho acredita que a participação nos JEB’s 2025 foi fundamental para o desenvolvimento da jovem atleta: "Essas experiências moldam o caráter competitivo e mostram que ela tem talento para representar o Brasil no futuro". Mais do que a medalha de bronze, a conquista evidencia o talento, disciplina e determinação de Maria Eduarda, que já se destaca entre os jovens atletas do Wrestling nacional.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193

Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá

Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C

Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô

Bombeiros reforçam ações preventivas na Operação Alerta Vermelho
CNJ recebe nova denúncia por suposto favorecimento de desembargador à JBS
Notícia-crime protocolada por juiz aponta que desembargador teria interferido em execuções de ação coletiva trabalhista

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá


Maria Eduarda exibe a medalha de bronze conquistada nos JEB's 2025. (Foto: Arquivo Pessoal)
Família orgulhosa: apoio e amor fortalecem a trajetória da jovem atleta. Foto: Arquivo Pessoal



