A primeira edição do Festival Gastronômico do Pantanal 2025, promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR Pantanal), marca a retomada de ações estratégicas para fortalecer o turismo regional e valorizar os saberes e sabores típicos do bioma pantaneiro. O evento ocorrerá entre os dias 10 de novembro e 07 de dezembro, reunindo empresas do setor, produtores, chefes e artistas em uma imersão nos sabores e tradições pantaneiras.
A programação começa na segunda-feira (10) com abertura oficial do evento a partir das 17h no Centro de Convenções do Pantanal no Porto Geral. Na ocasião terá a tradicional Corrida dos Garçons e a abertura do Circuito Gastronômico, que vai reunir 15 estabelecimentos locais, entre restaurantes, bares, lanchonetes e sorveterias. Durante quase um mês, moradores e turistas poderão saborear pratos inspirados na culinária pantaneira e votar em seus favoritos.
Entre 04 e 07 de dezembro, o evento ganha força com uma grande celebração no Porto Geral de Corumbá, no estacionamento do Centro de Convenções. A programação inclui aulas-show com chefs convidados, feiras de produtos da agricultura familiar, artesanato local, apresentações musicais, além de oficinas e cursos de culinária realizados na Carreta de Gastronomia do SENAC e na estrutura do projeto PROSPERA MS.
Um dos momentos mais aguardados será o Concurso Mestre Pantaneiro, que valoriza as receitas e técnicas tradicionais da região, premiando talentos locais e guardiões da gastronomia pantaneira.
Com recursos de R$ 97,4 mil captados junto à Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR MS), o festival também conta com apoio do programa Prospera MS, idealizado pela senadora Soraya Thronicke, e parcerias com SENAC MS, SEBRAE MS, LHG Ming e empresas da iniciativa privada. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo local e a valorização da cultura regional.
“O Festival Gastronômico do Pantanal é mais do que um evento. É uma oportunidade de fortalecer a identidade corumbaense, unir poder público e iniciativa privada e reposicionar o município como destino de experiências autênticas”, destaca a equipe Zelinho Carvalho, diretor-presidente da FUNDTUR Pantanal.
Mais do que um evento, o Festival consolida Corumbá como um destino de experiências autênticas, onde cada prato conta uma história e cada ingrediente carrega a essência do Pantanal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



A abertura oficial do evento será na segunda-feira, 10 de novembro, a partir das 17h, no Porto Geral de Corumbá. (Foto: Ayrton Benites/PMC)


