Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Consumo e venda de bebidas alcoólicas fica proibida das 3h às 16h no dia das eleições em MS

14 setembro 2022 - 09h55Redação

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) emitiu, nesta segunda-feira (12), a portaria que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no primeiro e possível segundo turno das eleições 2022 em território sul-mato-grossense.  

A decisão foi assinada pelo vice-presidente e corregedor regional, desembargador Julizar Barbosa Trindade. A proibição será válida das 3h e 16h, fim do horário de votação, em qualquer município do Estado.  

A medida considera garantir a ordem e tranquilidade no dia das eleições, de modo a propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação, pois o uso de bebidas alcoólicas pode acarretar a transtornos e comprometer a boa ordem dos trabalhos eleitorais no dia de eleição, na visão do judiciário.  

Portanto, será proibido o consumo de bebidas em locais públicos, como bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, conveniências ou mercados no dia anterior e no de votação.  

O descumprimento da portaria caracteriza como crime de desobediência, previsto na Lei 4.737/65 do Código Eleitoral. O eleitor que for flagrado embriagado também está visível de punição por contraversão penal prevista no art 62. Em caso de desordem que prejudique o dia de eleição, fere o art 296 e será autuado no Código Eleitoral.  

Vale lembrar que não há previsão na legislação eleitoral sobre a proibição ou não de consumo e venda de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, ficando a critério do TER-MS em acordo com a Secretaria da Segurança Pública de cada Estado definir se haverá ou não proibição da venda de álcool. 

 

* Informações do TRE-MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista