Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Carta de Serviços Digital de Corumbá é reconhecida como Projeto Inovador 2024

25 março 2024 - 10h42Gesiane Lourenço

A Carta de Serviços ao Cidadão é um portal digital, totalmente desenvolvido por servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação do Executivo Municipal, que permite aos cidadãos e as empresas consultarem mais de 300 serviços ofertadps pela prefeitura, de maneira virtual ou presencial, sem burocracia. A ferramenta foi implementado pela Prefeitura de Corumbá em abril do ano passado e foi selecionado como Projeto Inovador 2024 no Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes, em Campo Grande.

Através do instrumento, os serviços oferecidos pela Prefeitura, bem como todas as informações relativas aos locais de Realização desses serviços estão disponíveis em poucos cliques, no endereço eletrônico: corumba.ms.gov.br/carta-de-servicos.

No Congresso Estadual, o projeto de Corumbá foi apresentado pelo servidor Marcos Brandão, técnico de desenvolvimento web, que recebeu o diploma e troféu das mãos do presidente da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho.

“A Carta de Serviços tem como objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pela instituição e as formas de acessá-los. Ela também prima por detalhar os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público, sendo objeto de atualização periódica e de permanente divulgação, mediante publicação na página do órgão ou entidade na internet”, detalhou Marcos.

Ainda segundo o servidor, o que diferencia da Carta de Serviços de Corumbá é que ela é totalmente online e disponibilizada no endereço eletrônico principal da Prefeitura de Corumbá, o que facilita a indexação nos mecanismos de buscas (google, bing). Ela ainda é divida por categorias: Cidadão, Empresa e Servidor Municipal.

Prêmio dá destaque à projetos que facilitam o acesso à informação pública. Foto: Divulgação/PMC

A ferramenta permite ainda a navegação pelos serviços das mais diversas áreas das Secretarias, Agencias e Fundações; busca simplificada pelo nome do serviço; filtro por bairros da cidade; e catálogo completo dos locais de realização dos serviços e quais serviços ali são ofertado. Além de poder buscar os locais de realização dos serviços, por bairro, Unidade Administrativa e nome.

“Ao clicar em um serviço toda informação é disponibilizada para o usuário, como: Horário de atendimento, Locais de Prestação do Serviço, informações de contato, documentos necessários e tudo mais para que a pessoa não perca tempo”, completou Brandão. O software foi desenvolvido, hospedado e atualizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Conjunto com o Portal do Município.

O cadastro das informações coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e administrada pelos servidores que executam os serviços nas Secretaria, Agencias e Fundações através de login no painel administrativo a qual cada servidor tem acesso para atualização e manutenção das informações relativos aos serviços por eles executados.

Resultados Obtidos

Em menos de um ano, a Carta de Serviços ao Cidadão já teve 60 mil acessos. 45 mil usuários diferentes buscaram ao menos um serviço. Os serviços mais buscados foram: cadastro Imobiliário com 4.048 visualizações, matrículas online com 3.358 visualizações, emissão de Nota Fiscal Municipal com 1.722 visualizações, Estrada Parque Municipal com 1.263 visualizações, e acesso e visitação a Museu (História do Pantanal) com 860 visualizações.

Além do técnico de desenvolvimento web, Marcos Brandão, o superintendente de Tecnologia e Informação, Marcio Tiaen, o secretário-especial de Comunicação Institucional, Rodrigo Nascimento, a coordenadora de Sistemas de Informação da Secretaria de Saúde, Lays Carrera Gonçalves, e o técnico de informação da Saúde, Aleson Tinoco, também participaram do Congresso Estadual. Com informações da Assessoria PMC.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Segurança Pública
Casos de roubos diminuem em 31% em MS, menor índice nos últimos 10 anos
Temperatura
Inmet alerta para chegada de onda de calor no outono com 5°C acima da média
Esclarecimento
Município apresenta documento que prova estar em dia com o FONPLATA
Plantão
Bombeiros registram três capturas de animais nas últimas 24 horas
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Utilidade Pública
TRE faz plantão de atendimento neste sábado (27)
Expectativa
Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS

Mais Lidas

Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Em nome de policial
Novo golpe faz pedido de marmita falsa e recebe troco antecipado via Pix
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração