Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Brigadas Voluntárias do Pantanal concorrem ao Prêmio Faz a Diferença 2025

18 abril 2025 - 10h00Gesiane S. Lourenço

As Brigadas Voluntárias do Pantanal, que lutam para proteger o território contra os incêndios florestais, estão indicadas ao Prêmio Faz a Diferença 2025, na categoria Destaque de Brasil. A premiação é uma iniciativa do Jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI) e o apoio da Naturgy. 

Esta é a 22ª edição do prêmio que homenageia brasileiros e instituições que inspiraram o país por seus trabalhos e dedicação no último ano. Os indicados ao prêmio em 13 categorias foram selecionados pela Redação do GLOBO, que neste ano comemora seu centenário. Já na categoria Desenvolvimento do Rio, a Firjan SESI escolheu empresas que uniram boa visão de negócios, bem-estar de funcionários, projetos sociais e preservação do meio ambiente.

Entre os três indicados na categoria Destaque de Brasil, concorrendo com o promotor de justiça Lincoln Gakiya e o empresário Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio, está o projeto das Brigadas Voluntárias do Pantanal.

 

Como votar?

A votação no Prêmio Faz a Diferença 2025 é inteiramente popular e está disponível no link . Para votar, é necessário criar uma conta Globo e estar logado. 

Sobre as Brigadas

As brigadas voluntárias no Pantanal desempenham um papel fundamental no combate aos incêndios e na prevenção de novos focos, sendo uma força essencial para a proteção do bioma. Elas são compostas por moradores locais, que, por meio de treinamento e equipamento adequados, atuam na primeira resposta aos incêndios, além de promoverem ações de prevenção e educação ambiental. 

Por estarem localizadas dentro do bioma Pantanal, elas são as primeiras a chegar em um incêndio, retardando ou impedindo a propagação das chamas. Outro diferencial das brigadas voluntárias é o conhecimento territorial e da vegetação local dos integrantes, o que facilita a identificação de focos e a escolha das estratégias de combate mais adequadas. 

As brigadas voluntárias são mantidas por instituições não governamentais, e as doações são parte importante para a manutenção das atividades dessas brigadas, que atuam em conjunto com outras instituições, como o ICMBio, o Ibama, a Ecoa e a SOS Pantanal, fortalecendo a rede de proteção ao Bioma. Confira as instituições que mantém brigadas voluntárias no Pantanal:

  • Instituto Homem Pantaneiro: mantém a Brigada Alto Pantanal desde 2020 com atuação na prevenção e combate a incêndios florestais, promovendo também ações de educação ambiental. 

  • Ecoa – Ecologia e Ação: promove a formação e o treinamento de brigadas comunitárias em parceria com outras organizações, como o Prevfogo/Ibama, a WWF Brasil e a SOS Pantanal. 

  • SOS Pantanal: Atua na formação e apoio às brigadas comunitárias, promovendo também ações de prevenção e combate a incêndios florestais. 

  • IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas: Desenvolve projetos de prevenção e combate a incêndios, incluindo a formação de brigadas voluntárias e comunitárias. 

 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Mais Lidas

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática