Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

"BR do Mar" deve impulsionar logística e reduzir custos do transporte nacional

16 julho 2025 - 17h46Danielly Carvalho com CG News

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (16), representantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defenderam a iniciativa chamada "BR do Mar", destacando seu potencial para aprimorar o escoamento da produção nacional, com ênfase especial nas regiões do interior, como Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do governo federal, a proposta visa ampliar a integração entre portos do país, somando-se a projetos como a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, que interliga Corumbá e Porto Murtinho.

Durante o encontro, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ressaltou como a nova configuração logística pode impulsionar o desenvolvimento regional. “Não há justiça social sem desenvolvimento regional do Brasil, porque a cara mais pobre desse país sempre está no interior, está no Norte, no Nordeste, na fronteira dos países da América do Sul”, declarou.

Ela também enfatizou que o transporte hidroviário é elemento essencial nessa estratégia e apontou a relevância do Mato Grosso do Sul e dos países vizinhos no processo. “A cabotagem vai servir para unir ainda mais o meu Mato Grosso do Sul, a Bolívia, o Paraguai, portanto, ao Brasil, através do Rio Paraguai.”

“O investimento da iniciativa é privado ali na fronteira de alto ponto de 200 novas barcaças. Isso significa desenvolvimento”, acrescentou Tebet, lembrando também que foi assinado um memorando de intenções com a China para estudar alternativas de rotas intermodais conectando o Brasil ao mercado asiático por meio de ferrovias.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também se pronunciou, mencionando que o programa foi concebido “ao lado do sindicato, das entidades do setor produtivo, de todos que fazem o setor portuário, hidroviário, mas sobretudo a indústria naval brasileira”.

Na visão do ministro, o "BR do Mar" representa uma virada importante na movimentação de mercadorias dentro do território nacional. “O próprio nome já diz, BR do Mar. Ele vai fazer com que a gente possa utilizar o nosso mar, os nossos rios, mas sobretudo os 8.000 km de litoral brasileiro para transformar o litoral numa grande BR, fazendo com que a gente amplie a cabotagem no Brasil”, explicou.

A proposta do governo é expandir o transporte marítimo entre portos domésticos, transferindo parte das cargas das estradas para os navios e, assim, diminuindo despesas com frete. Costa Filho estimou que a redução nos custos logísticos pode variar de 20% a 60%, beneficiando diretamente a competitividade dos produtos brasileiros. “Esse programa tem um papel que vai reduzir os custos logísticos de 20 a 60%, potencializando ainda mais o setor portuário brasileiro. E vai fazer com que uma carga, por exemplo, possa sair de contêiner do Porto de Suape, em Pernambuco, levando para o Porto de Santos, reduzindo o custo, ajudando na agenda de descarbonização, ajudando na agenda da sustentabilidade.”

O ministro apresentou números que, segundo ele, demonstram os resultados positivos obtidos até o momento. “No ano de 2024, nós tivemos o melhor ano no setor portuário brasileiro. Um crescimento em quase 5% no setor portuário. Os portos públicos cresceram 7%. E um dado impressionante: a cabotagem do Brasil, em 2024, no setor de contêineres, teve um crescimento na ordem de mais de 18% no País.”

Além da cabotagem, Costa Filho lembrou que os leilões portuários integram o plano de modernização do segmento. “De 2013 a 2022, nós tivemos 41 leilões no setor, o que equivale a investimentos na ordem de R$ 6 bilhões. Nos quatro anos do governo do presidente Lula, nós vamos fazer mais de 60 leilões, o que equivale a mais de R$ 30 bilhões de investimentos no nosso País”, pontuou.

Entre os projetos de maior destaque está o leilão do Tecon Santos 10, previsto ainda para este ano. Conforme o ministro, essa licitação será “o maior da história do setor portuário brasileiro” e dobrará a capacidade de movimentação de contêineres no Porto de Santos.

Ao finalizar, ele frisou que o "BR do Mar" está integrado a uma política nacional que conecta diferentes modalidades de transporte, reforçando a intermodalidade e aumentando a quantidade de contêineres movimentados. “Hoje o decreto que nós estamos assinando, que o presidente Lula assinou logo cedo, nós estaremos fortalecendo a indústria naval, nós estamos fortalecendo a nossa corrente marítima do Brasil, nós estamos tocando na agenda logística, ajudando na comunidade urbana e sobretudo na intermodalidade do País.”

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal