Edital de processo seletivo simplificado publicado nesta sexta-feira, 30 de maio, traz 230 vagas para a função de Soldado Auxiliar de Operações de Bombeiros Militar (SD-AOBM), com salário base de R$ 3.815,88. As inscrições começam hoje e vão até 26 de junho. Para participarem, candidatos devem ter no mínimo o Ensino Médio completo.
As oportunidades estão distribuídas em 33 municípios de Mato Grosso do Sul, com destaque para Campo Grande (46 vagas), Santa Rita do Pardo (14), Bela Vista (13), Porto Murtinho (12) e Nova Andradina (12). No momento da inscrição, os candidatos devem indicar suas cidades de preferência — podendo escolher mais de uma, porém, sem possibilidade de alteração após o envio.
Os aprovados passarão por curso de capacitação e, em seguida, serão incorporados ao Quadro de Praças Temporários Bombeiro Militar (QPTBM), conforme previsto na Lei Estadual nº 6.300/2024.
O processo seletivo será dividido em três fases:
1ª - Avaliação curricular (análise de certificados e experiência);
2ª - Teste de aptidão física (de 14 a 25 de julho);
3ª - Investigação social (checagem de antecedentes e conduta pessoal).
A classificação final está prevista para 9 de setembro de 2025, com convocação imediata dos aprovados para matrícula no curso de formação. A carga horária e o regime de trabalho serão definidos conforme necessidade da corporação.
Requisitos
Os candidatos devem ter idade entre 18 e 40 anos, ensino médio completo, aptidão física e mental comprovadas por laudos, não ter antecedentes criminais nem ter sido desligado de outra força por conduta disciplinar e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens).
Não será admitida inscrição de candidatos com tatuagens que contrariem valores institucionais, ou que façam apologia à violência, drogas ou condutas ilícitas.
O edital garante 20% das vagas para candidatos negros e 3% para indígenas. Candidatos cotistas deverão passar por entrevistas presenciais de heteroidentificação (negros) ou apresentar documentação específica (indígenas), conforme regras detalhadas no edital.
Inscrição e documentação - As inscrições devem ser feitas exclusivamente neste link. Haverá possibilidade de isenção da taxa até o dia 4 de junho, com resultado preliminar divulgado no dia 11. A taxa deve ser paga até 27 de junho.
Candidatos convocados para a fase final deverão apresentar exames médicos laboratoriais e atestados emitidos por cardiologista, ortopedista e psiquiatra, atestando plena aptidão para o exercício da função.
O Soldado Auxiliar temporário atuará sob supervisão de militares de carreira, executando atividades de apoio em:
- Combate a incêndios;
- Resgate e salvamento;
- Atendimento pré-hospitalar;
- Defesa civil e emergências ambientais;
- Videomonitoramento, rádio-operação e atividades administrativas.
*Informações do CG News
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Candidatos devem ter idade entre 18 e 40 anos e ensino médio completo. Há vagas para 33 cidades do Estado. (Foto: Corpo de Bombeiros RS )


