Na última semana, o Consulado da Bolívia em Corumbá participou da devolução do penúltimo carro brasileiro recuperado pela ANB. A regulamentação aduaneira boliviana considera como contrabando a entrada de mais de 50 km pelo território boliviano sem o devido registro de SIVETUR (Ingresso e saída para veículos de turismo). Infelizmente, por desconhecer a norma muitos brasileiros entram no no país vizinho e são surpreendidos pela apreensão do veículo.
Recomenda-se a cada brasileiro que faça o SIVETUR antes de entrar e passar os 50 km de fronteira, e que apresente o que tem de bagagem dentro do seu veículo. A Bolívia, sendo um país em trânsito, declarou frontalmente a luta contra o contrabando, e o SIVETUR também é um filtro para prevenir a entrada de veículos furtados no Brasil que são comercializados em território nacional a 10% e 20% do valor real, ficando estes na Bolívia como veículos indocumentados. Nesse sentido, a regulamentação é necessária.
Confira a cartilha do SIVETUR (Ingresso e saída para veículos de turismo)
Perante a situação, e com a entrada da Bolívia no MERCOSUL, entidades do Brasil solicitaram através da missão diplomática à Chancelaria da Bolívia, a devolução dos veículos comissados. Numa demonstração do que é a diplomacia dos povos, o presidente Lucho Arce autorizou a restituição, excepcional e desta vez, já que a regulamentação indica que seja feita a declaração de entrada de veículos estrangeiros à Bolívia por Turismo.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Consulado ressalta que liberação foi autorizada pelo presidente Lucho Arce, dessa vez, e de maneira excepcional. (Foto: Divulgação/Consulado Boliviano em Corumbá)

