Menu
sábado, 27 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Blitz orienta sobre a Campanha Leão Amigo das crianças, adolescentes e idoso

25 março 2024 - 16h03Gesiane Lourenço

Muitos ainda ficam na dúvida e desconfiados sobre a possibilidade de doar parte do imposto de renda para projetos sociais. Para esclarecer como realizar a doação e como este ato de cidadania pode ser benéfico para todos, equipes do CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do CMDDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) realizaram uma blitz educativa na última sexta-feira (22), no semáforo da Rua Frei Mariano com a Treze de Junho, bem no Centro de Corumbá.

De acordo com a Legislação, o declarante pode destinar até 6% do cálculo do imposto de renda apurado na declaração, sendo 3% para o CMDA e os outros 3% para o CMDDPI. O valor doado pelo contribuinte é descontado do montante a pagar de importo de renda, sem gerar qualquer outro custo ao cidadão. 

Quem faz a doação, além de contribuir com projetos sociais direcionados as crianças, adolescentes e idosos na cidade, recebe de volta o mesmo valor doado somado a sua restituição. Quem não tem nada a receber do Leão, terá o valor descontado no imposto a pagar. 

De acordo com Viviane Ibarra, presidente do CMDDPI, a ação de conscientização foi recomendada pelo promotor de justiça Luciano Bordignon Conte, para que a informação alcançasse o máximo de pessoas possível. “Na maioria das vezes, as pessoas não sabem que podem fazer a doação e o município perde a chance de aumentar investimentos nos projetos sociais que prestam atendimento aos grupos beneficiados”. 

Ainda de acordo com Viviane, no ano passado o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa conseguiu arrecadar 29 mil reais, “neste ano, com mais divulgação, queremos triplicar esse valor”. 

Com a ampla divulgação neste ano, as presidentes do CMDDPI e CMDA, Viviane e Penelope ( da esquerda pra direita), almejam triplicar o valor arrecadado em 2023. Foto: Capital do Pantanal

Com o valor das doações, entidades públicas ou privadas do município, cadastradas nos Conselhos, apresentam seus projetos, que após serem avaliados por conselheiros e receberem o crivo da Secretaria Municipal de Assistência Social, são beneficiados com o recurso necessário para implementação.

Penelope Moraes, presidente do Conselho Municipal  dos Direitos da Criança e do Adolescente, destaca que hoje em Corumbá, 12 entidades, não governamentais e governamentais, estão cadastradas para receberem verbas do FMDCA. “Os recursos podem ser destinados para os mais variados objetivos, basta que a entidade apresente um projeto e que ele seja aprovado”.

À exemplo de projetos contemplados na cidade, Penelope lembra da aquisição de um veículo e de instrumentos musicais para o Instituto Novo Olhar e de quimonos para aula de judô ofertadas pelo Projeto Sorriso de Criança, no bairro Vitória Régia. 

Instituições que desejam se cadastrar nos Fundos Municipais devem comparecer na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Dom Aquino, no Centro. Lá, a entidade receberá todas as informações sobre os critérios que devem ser cumpridos para efetuarem o cadastro. 
 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Utilidade Pública
TRE faz plantão de atendimento neste sábado (27)
Expectativa
Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS
Em nome de policial
Novo golpe faz pedido de marmita falsa e recebe troco antecipado via Pix
Golpista se passa por policial e pede que a entrega seja feita na delegacia
Ano Eleitoral
Governo aposta em capacitação para cumprir prazo legal de pagamento das emendas
Tempo
Em sábado de sol, ventos intensificam ar quente e seco em Mato Grosso do Sul
Em Corumbá, as temperaturas iniciam em 26°C e sobem até 35°C
Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Plantão
Homem é ferido por faca no pescoço
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos