Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Avião que lança 12 mil litros de água por voo deve chegar neste domingo (27)

25 julho 2020 - 19h54Sylma Lima e Gesiane Sousa

Após o primeiro sobrevoo de reconhecimento das áreas atingidas pelas queimadas no Pantanal de Corumbá, realizado na manhã deste sábado (25), com apoio da Marinha do Brasil, a Operação Pantanal II combateu dois grandes focos: o primeiro na região da Codrasa, na APA Baía Negra, em Ladário e outro ao norte da cidade, com acesso pelo Rio, a cerca de 5 quilômetros. O Bambi Bucket, uma espécie de balde suspenso ao helicóptero para lançamento de água, considerado essencial no combate a incêndios de grandes proporções em áreas de difícil acesso, já começou a ser utilizado hoje.

Ao todo, 62 homens estão empenhados na Força Tarefa: 35 Bombeiros Militares dos municípios de Corumbá, Aquidauana, Jardim, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande e 27 Brigadistas do PrevFogo/Ibama. A equipe tem à disposição: 10 viaturas, sendo oito do Corpo de Bombeiros e duas do Ibama; quatro embarcações voadeiras e quatro aeronaves da Marinha do Brasil. Helicóptero UH12 que já está em operação; helicóptero H60 operando de Corumbá, a partir deste domingo (26); helicóptero UH 15 operando de Ladário a partir de segunda-feira ( 27) e a principal arma da Força Tarefa, um avião C130 com MAFFS (Modular Airbone Fire Fighting System), que lança 12 mil litros de água por voo. De acordo com a apuração do site Capital do Pantanal, o avião já está na base aérea de Campo Grande, e deve chegar em Corumbá amanhã, para operar a partir de segunda (27).  

Segundo José Luiz Amorim, que acumula a secretaria municipal de Segurança Pública, coordenação da Guarda Municipal e da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito) em Corumbá, foi detectado que as queimadas foram provocadas por ação humana, provavelmente por catadores de isca, limpeza de roça ou até mesmo por pescadores, que fazem fogueiras nas matas para espantar mosquitos.   

Estimativa do Ibama aponta que mais de 300 mil hectares de mata nativa já foram devastados e o desastre, decretado ontem pelo Governo do Estado como Emergência Ambiental (decreto nº 80), também é considerado a maior queimada das últimas duas décadas em MS. Monitoramento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que Corumbá acumulou 2.507 focos de fogo desde o início de 2020. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
polícia
PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060