Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Após oficializar no país, MS quer certificado internacional sem aftosa até 2025

25 março 2024 - 12h39Izabela Cavalcanti, CG News

Após Mato Grosso do Sul conseguir o reconhecimento nacional como livre da febre aftosa sem vacinação, o Governo do Estado já mira na certificação internacional até maio de 2025. 

Nesta segunda-feira (25), o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) publicou portaria no Diário Oficial da União oficializando o status, que já ocorre no Estado desde 2023.

Os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal também foram reconhecidos.

“Esse é já um caminho para reconhecimento internacional. Mato Grosso do Sul fez a última vacinação em novembro de 2022 e vem trilhando agora para fazer todo o protocolo para o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal”, explicou o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold.

Ainda de acordo com ele, a previsão é de que seja analisado em maio de 2025. “Estamos finalizando a sorologia e já passamos a documentação para o Mapa, e no dia 2 de maio o trânsito vai ser interrompido com quem ainda continua a vacinar. Essa documentação é levada em setembro para o Ministério, e faz todo um protocolo que encaminha para a Organização Mundial de Saúde Animal e o pleito vai ser analisado no mês de maio de 2025, aí vai ter a certificação internacional”, pontuou Ingold. 

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, também enfatiza que esse é um passo a mais para o reconhecimento internacional.

“Essa portaria é um reconhecimento nacional que faz parte do processo do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Sanidade Animal que deverá ocorrer em 2025. Portanto, na prática ainda não será possível o trânsito de animais para áreas já reconhecidas internacionalmente, mas é um procedimento importante dentro dos critérios necessários para que a gente possa ser reconhecido no ano que vem”, destacou.

O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação está previsto no PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa). A meta para que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação é até 2026.

Desde 2023

O status de área livre de febre aftosa sem vacinação começou em 2023, depois que concluiu em novembro de 2022 a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura. Mas ainda não havia sido reconhecido.

Com isso, Mato Grosso do Sul passará a ostentar o mais elevado selo de sanidade, abrindo caminho para que os produtos pecuários oriundos do Estado possam acessar os mercados mais exigentes do mundo.

Em abril de 2023, a Iagro publicou portaria que proíbe o uso de vacinas contra a febre aftosa no Estado. A medida segue as diretrizes do PNEFA. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Segurança Pública
Casos de roubos diminuem em 31% em MS, menor índice nos últimos 10 anos
Temperatura
Inmet alerta para chegada de onda de calor no outono com 5°C acima da média
Esclarecimento
Município apresenta documento que prova estar em dia com o FONPLATA
Plantão
Bombeiros registram três capturas de animais nas últimas 24 horas
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões
Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Utilidade Pública
TRE faz plantão de atendimento neste sábado (27)
Expectativa
Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS

Mais Lidas

Hoje
Carro pega fogo em casa na Avenida General Rondon
Em nome de policial
Novo golpe faz pedido de marmita falsa e recebe troco antecipado via Pix
Hoje
Três ônibus com cocaína e mercadorias contrabandeadas são apreendidos na fronteira
Destaque
Encontro das Escolas do Campo e das Águas valoriza o conhecimento e promove a integração