O glúten é uma substância proteica que possui poderosíssima ação sobre o organismo. E como se trata de uma substância com elevado grau de calorias, ele faz aumentar os níveis de gordura no corpo e por isso leva a pessoa a elevada massa corporal gorda, que é o que provoca o sobrepeso e a obesidade, os grandes males da sociedade de hoje. Por isso é tão importante se disciplinar e fazer esse processo acontecer, já que esses índices, quando estão altos, costumam provocar outros problemas à saúde, como alto risco de infarto, AVC, má circulação, etc.
2 – A dieta sem glúten
Essa é uma dieta um pouco similar à dieta dukan (e também à dieta detox), que consiste em concentrar os esforços para conseguir emagrecer. Nesse caso, a idéia é eliminá-lo da alimentação e assim obter o emagrecimento saudável. Trata-se, contudo, de uma dieta estruturada na finalidade absoluta de proporcionar a perda de peso e todos os esforços são concentrados nesse sentido. E os benefícios à saúde são obtidos como acréscimo a tudo isso
Benefícios do glúten para o seu organismo
Procure sempre manter claro na mente que o glúten nunca poderá ser completamente eliminado da sua alimentação. Isso porque ele possui ações benéficas sobre o organismo e não apenas provoca o mal, como muitas pessoas costumam imaginar, especialmente os defensores das dietas restritivas, que imaginam que emagrecer seja a prioridade absoluta e que nada mais importa, nem mesmo a manutenção da saúde. Confira o quanto a retirada do glúten pode ser prejudicial para a sua saúde!
– Pessoas que eliminam completamente o glúten de sua alimentação são mais propensas aos males de ansiedade e depressão, já que essa ação causa efeitos fisiológicos no intestino que propiciam esses quadros.
– A completa retirada do glúten causa falta de saciedade, insônia e consideráveis alterações hormonais no organismo.
– Um estudo realizado com 10 homens submetidos à dieta sem glúten por 30 dias comprovou que ela provoca uma queda das bactérias benéficas do intestino, sendo que sua exclusão pode causar uma drástica redução, que necessariamente tem diversos impactos negativos sobre a saúde.
– Há quadros clínicos que somente podem ser constatados se a pessoa fizer o uso de glúten, caso o contrário, esse quadro pode ser ocultado. As doenças mais comuns que podemos citar são os problemas relacionados à hipersensibilidade e doença celíaca, que iremos tratar no próximo tópico.
– O preço dos produtos sem glúten também não é atraente, sendo assim pouco acessíveis à população (não se trata de um mal à saúde, mas afeta o financeiro, que em épocas de crise pode representar um grande problema).
Para efetuar a substituição parcial do glúten na sua alimentação, faça-o com cuidado e aumentando o nível de proteínas para dar sustentação ao organismo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo

geral
Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado

desenvolvimento
tempoMS fecha parceria com Google para acelerar transformação digital
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão

esporte
Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193

Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá

Política
TempoQuermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C

homenagem




