Ministério da Saúde apresentou projetos para melhorar o atendimento às comunidades ribeirinhas de Corumbá.
(Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)
Corumbá e Ladário receberam nesta terça-feira, 28 de janeiro, a visita institucional do superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza Costa. Em reuniões distintas, a administração dos dois municípios puderam discutir projetos que já estão em andamento ou em fase de implantação, além de novas ações.
Em Corumbá, o encontro aconteceu com a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, e o secretário de Saúde, Antônio Juliano de Barros, com foco na qualificação do atendimento à comunidade ribeirinha do Pantanal. Para Bia Cavassa, o Programa Povo das Águas, que já atende a população que vive à margem do rio Paraguai, ainda é insuficiente para atender as reais demandas.
"Dentro do Povo das Águas fazemos esse atendimento, porém temos a consciência que ainda é insuficiente para atender aquela população. Foram apresentados projetos do Ministério da Saúde, como as 'ambulanchas', UBS Fluvial e ponto de apoio de saúde na região ribeirinha. Acredito que uma vez implantados, vão auxiliar nosso trabalho e ampliar os atendimentos, que são tão importantes para aquela população", completou Bia Cavassa.
Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, a reunião esclareceu inúmeros questionamentos. "Mostrou caminhos que nos levam a projetos para melhorar a qualidade de vida, principalmente da nossa população ribeirinha, do nosso morador das regiões do Alto e Baixo Pantanal. A presença dele agregou muito conhecimento à nossa equipe", disse.
Ladário busca o apoio do Ministério para tornar a saúde pública do município mais eficiente. Foto: Divulgação/PMLJá na prefeitura de Ladário, em reunião com o chefe do executivo, Munir Ramunieh, com o Vice-Prefeito, Dr. Juliano de Oliveira, e com a Secretária Municipal de Saúde, Helen Veadrigo, o superintendente do Ministério da Saúde se mostrou satisfeito em saber que a Casa de Parto já está sendo construída.
"Viemos discutir e pactuar projetos para conduzir melhorias significativas na saúde de Ladário, beneficiando diretamente o povo do Pantanal. Fiquei muito feliz ao ver que a Casa de Parto, um projeto que o Ministério da Saúde plantou aqui, já está em fase inicial de obras com a placa instalada", disse Ronaldo.
A Secretária Municipal de Saúde, Helen Andressa Veadrigo, pontuou alguns avanços importantes obtidos na reunião. "Tratamos sobre o fortalecimento da atenção primária, cadastramento de novos serviços e possíveis parcerias, como o atendimento fluvial em conjunto com a Marinha do Brasil. Essas ações têm como objetivo ampliar e qualificar o atendimento em saúde para os munícipes".
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo