Domingo, 23 de Agosto de 2026
Destaque

Atletas bolsistas de Mato Grosso do Sul são destaque nas Paralimpíadas de Paris 2024

22 ago 2024 - 06h16   atualizado em 03/03/2026 às 09h30

Gesiane S. Lourenço

Atletas bolsistas de Mato Grosso do Sul são destaque nas Paralimpíadas de Paris 2024 Fernando Rufino, o "Cowboy de Aço", carrega no peito a determinação de quem já fez história no esporte. (Foto: Miriam Jeske/CPB)

Maior evento paradesportivo do planeta, os Jogos Paralímpicos começam em Paris, na França, no dia 28 de agosto e se estenderão até 8 de setembro. Contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dois atletas sul-mato-grossenses são favoritos ao pódio: Fernando Rufino, da paracanoagem, e Yeltsin Jacques, do atletismo. Ambos os atletas conquistaram medalhas e bateram recordes na última edição dos Jogos, a Tóquio-2020. 

Fernando Rufino de Paulo, popularmente conhecido como “Cowboy de Aço”, representará Mato Grosso do Sul na canoagem paralímpica. Natural de Eldorado, Rufino tem se destacado em competições internacionais, incluindo a recente conquista do ouro na categoria VL2M200m no Mundial de Paracanoagem, o que o torna uma das grandes promessas para Paris.

O “Cowboy de Aço” tem uma história de superação inspiradora. Seu sonho inicial de ser peão de rodeio foi interrompido por um acidente que o deixou paraplégico. No entanto, ele encontrou no esporte uma nova paixão e uma oportunidade de realizar novos sonhos. “O esporte mudou minha vida de uma forma maravilhosa e completa. Sou uma pessoa realizada, com uma carreira de sucesso, e o legado que quero deixar é que, mesmo vindo de uma pequena cidade do interior e tendo meu sonho interrompido, o esporte me deu a oportunidade de sustentar minha família e construir uma vida estável.”

Na semana passada Yeltsin já havia conquistado seu primeiro ouro paralímpico, na prova dos 5.000 metros T11.Yeltsin Jacques, recordista mundial, vai disputar nas provas de 1.500 e 5.000 metros nas Paralimpíadas de Paris 2024. Foto: Miriam Jeske/CPB

Yeltsin Francisco Ortega Jacques, de 33 anos, natural de Campo Grande, é outro nome de peso nas Paralimpíadas de Paris. Convocado para disputar as provas de 1.500 e 5.000 metros na classe T11, destinada a atletas cegos, Yeltsin é o atual campeão mundial dos 5.000 metros e recordista mundial nas duas provas. Ele entra como um dos favoritos para conquistar medalhas, depois de sua impressionante performance em Tóquio-2020, onde levou o ouro em ambas as categorias, além de estabelecer o recorde mundial.

O programa Bolsa Atleta foi um fator decisivo para o retorno de Yeltsin ao Mato Grosso do Sul. “Com o apoio financeiro e a inauguração da pista de atletismo, já treinando em Campo Grande, conquistamos resultados espetaculares em Tóquio”, destaca o atleta, que, em 2024, quebrou o recorde mundial em Kobe, no Japão. 

Yeltsin chegou a se mudar para outro país em busca de melhores condições de treino, mas retornou a Campo Grande assim que a infraestrutura esportiva melhorou. “Morei e treinei fora por um tempo, mas depois, com a infraestrutura disponível em Campo Grande, pude voltar para perto da minha família. Foi difícil ficar longe dos meus pais, mas era um sacrifício necessário para melhorar meu desempenho e alcançar resultados".Yeltsin também reflete sobre a importância do esporte paralímpico para a inclusão de pessoas com deficiência. “Já ouvi muitas histórias de pessoas com deficiência que se limitavam, achando-se incapazes até de sair de casa. Hoje, ao verem o esporte paralímpico na TV, dizem: ‘Um dia, quero ser como ele’". 

 

Talitha Silva (ao centro) atua como técnica há quase 20 anos. Foto: Divulgação

Além dos atletas, a professora de judô Anne Talitha Silva também foi convocada para representar o Brasil nas Paralimpíadas como auxiliar-técnica. Com uma trajetória dedicada ao treinamento de atletas paralímpicos desde 2006, a profissional é contemplada pelo programa Bolsa Técnico do Governo do Estado e traz sua vasta experiência para a equipe brasileira, contribuindo para o sucesso do esporte paralímpico nacional. Na capital francesa, a técnica comandará duas atletas sul-mato-grossenses nos tatames: Kelly Victório e Erika Cheres.

"Para mim, foi uma grande surpresa e uma enorme felicidade ser convocada. Trabalho com o esporte paralímpico há bastante tempo, especialmente com o judô. É uma realização profissional estar indo para as Paralimpíadas”, afirma a técnica.

Confira as competições

Yeltsin Jacques

  • 30 de agosto (sexta-feira): 5.000 metros – 04:05 (horário de MS)
  • 1º de setembro (domingo): semifinal dos 1.500 metros – 04:12 (horário de MS)
  • 2 de setembro (segunda-feira): final dos 1.500m – 04:08 (horário de MS)

Fernando Rufino

  • 6 de setembro (sexta-feira): Prova de Paracanoagem – 06:15 (horário de MS)
  • 7 de setembro (sábado): Prova de Paracanoagem – 07:15 (horário de MS)
  • 8 de setembro (domingo): Prova de Paracanoagem – 07:15 (horário de MS)

Kelly Victório

  • 6 de setembro (sexta-feira): luta preliminar, categoria até 70 kg, classe J2 - 04:00 (horário de MS)

Erika Cheres 

  • 7 de setembro (sábado): luta preliminar, categoria acima de 70 kg, classe J1 - 03:30 (horário de MS)

*Com informações da Comunicação Setesc

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Leia Também

Carro boliviano capota na fronteira e motorista é socorrida por populares
Plantão

Carro boliviano capota na fronteira e motorista é socorrida por populares

Ponte sobre o Rio Paraguai tem tráfego interrompido neste fim de semana
Trânsito

Ponte sobre o Rio Paraguai tem tráfego interrompido neste fim de semana

Exército realiza programação especial em Corumbá em homenagem ao Dia do Soldado
Fronteira

Exército realiza programação especial em Corumbá em homenagem ao Dia do Soldado

Corumbá terá fim de semana ensolarado e sem previsão de chuva
Tempo

Corumbá terá fim de semana ensolarado e sem previsão de chuva

Movimento de capoeira trava coluna de professor na Praça do Cravo
Plantão

Movimento de capoeira trava coluna de professor na Praça do Cravo

Caminhão-baú sai da pista e tomba em ribanceira de 10 metros na BR-262
Plantão

Caminhão-baú sai da pista e tomba em ribanceira de 10 metros na BR-262

Sexta-feira com amanhecer ameno e elevação gradual de temperatura em Corumbá e Ladário
Tempo

Sexta-feira com amanhecer ameno e elevação gradual de temperatura em Corumbá e Ladário

Como o Copy Trading com Robôs Pode Simplificar Sua Jornada no Trading
Variedade

Como o Copy Trading com Robôs Pode Simplificar Sua Jornada no Trading

Quinta-feira amanhece gelada em Corumbá e Ladário
Tempo

Quinta-feira amanhece gelada em Corumbá e Ladário

Prazo para voto em trânsito termina nesta quinta em MS
Geral

Prazo para voto em trânsito termina nesta quinta em MS

Mais Lidas

Prefeitura de Corumbá exonera ex-vereador após recomendação do MP
Política

Prefeitura de Corumbá exonera ex-vereador após recomendação do MP

Exército realiza programação especial em Corumbá em homenagem ao Dia do Soldado
Fronteira

Exército realiza programação especial em Corumbá em homenagem ao Dia do Soldado

Ministério Público recomenda exoneração de ex-vereador de Corumbá
Justiça

Ministério Público recomenda exoneração de ex-vereador de Corumbá

Casa dos Autistas de Corumbá vai oferecer atendimento gratuito e multidisciplinar
Saúde

Casa dos Autistas de Corumbá vai oferecer atendimento gratuito e multidisciplinar