Sessão solene homenageou personalidades femininas da cidade e região.
(Foto: Capital do Pantanal)
A noite desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Ladário, foi de homenagem as mulheres. A sessão solene contou com a presença maciça de mulheres vítimas do câncer na cidade e região, além das homenageadas que compuseram a mesa: Bia Cavassa, ex-deputada federal; Vânia Alecrim, mestre em educação; Rosa Marília, representando a Apacon (Associação de Pacientes, Amigos e Cuidadores Oncológicos); Eva Marinalva, vereadora de Ladário; e Elizandra Moraes, representando a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).
Os vereadores Oswaldir Nunes, Antônio Bandeira, Renan Antônio Encinas e Carlos Eduardo Fernandes Silva também prestigiaram o evento.
Abrindo a sessão, a vereadora Rosa Trindade, presidente da Casa Legislativa Municipal, agradeceu a presença de todos e se disse muito honrada em promover uma tão sincera homenagem a mulheres que são espelho e exemplo por seus trabalhos empenhados na sociedade. "Convidamos hoje mulheres que são consideradas guerreiras, mulheres que diariamente trabalham na conquista de seus espaços e apoiam outras mulheres nas suas lutas. Mulheres que servem à propósitos tão humanitários como as representantes da Unacon e Apacon, que prestam apoio e serviço a vítimas do câncer, vocês são heroínas", exclama a vereadora e presidente da Câmara, que ainda parabenizou a iniciativa do vereador Renan, idealizador do evento.
Representante da Apacon, a psicóloga Rosa Marília, apresentou parte dos projetos desenvolvidos pela associação que apoia pacientes oncológicos. "Sou voluntária na Apacon e tenho muito orgulho em poder apoiar e atender da melhor forma cada paciente que nos procura. O estado emocional da paciente com câncer impacta diretamente no tratamento, por isso, a rede de apoio é tão importante".
O plenário ficou lotado por mulheres assistidas pela Apacon e pacientes da Unacon. Foto: Capital do PantanalElizabete Marques, vice-presidente da Apacon, obteve a palavra e deu destaque a luta enfrentada pelas pacientes do câncer. "Eu sou uma paciente em tratamento a 11 anos, enfrento as dificuldades da doença e as de obter apoio. Nós, da Associação, buscamos incansavelmente recursos, financeiros ou não, para apoiar as pacientes da melhor maneira e, gostaria de deixar aqui meu apelo para que os governantes de Ladário possam olhar nossos pedidos e trabalho com carinho", ressalta Elizabete, que agradece a noite de homenagem.
Eva Marinalva, vereadora e 2ª secretária da Câmara de Ladário, parabenizou as mulheres presentes e em especial destacou o trabalho da Apacon, associação a qual ela afirma acompanhar de perto. "Conheço o trabalho da Associação e estou sempre à disposição para contribuir de alguma forma, são mulheres guerreiras, que precisam de apoio para continuar fazendo o bem que fazem".
Bia Cavassa, ex-deputada federal, também homenageada, agradeceu o reconhecimento e destacou a importância da data em celebração às mulheres. "Mais do que celebrar precisamos refletir com relação a igualdade de direitos, porque se nós mulheres queremos ocupar nossos espaços precisamos lutar. Nós ainda sofremos muita discriminação e ainda precisamos provar nossa capacidade para ocupar determinadas funções e determinados espaços. Só nós sabemos o que sofremos diariamente".
A noite foi encerrada com distribuição de rosas vermelhas e coquetel. Foto: Capital do PantanalRepresentante da Unacon, Elizandra Moraes, se disse lisonjeada com a homenagem, mas fez questão de dividir a honraria com todos que integram a equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. "Na Unacon, somos uma equipe múltipla com enfermeiros, técnicos, psicólogos e outros profissionais, trabalhamos com o objetivo de proporcionar o melhor ambiente para dividir um pouco do peso que o tratamento oncológico representa na vida dos pacientes".
A mestre em educação, Vânia Alecrim, encerrou sua fala incentivando as mulheres a continuarem a luta pela igualdade de gênero. "Ao longo da história, muitas mulheres precisaram morrer para que hoje a gente tenha direito e espaço. Não podemos deixar de lutar, essa é uma briga diária", completa Vânia.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Portas rápidas ajudam a controlar ambientes e preservar condições internas na indústria; entenda
Ladrão contrata motorista de aplicativo para transportar carro furtado em Corumbá
Corumbá tem 45 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador
Incêndio em vegetação atinge terreno com carros abandonados no bairro Aeroporto
Carro bate contra caçamba e deixa homem ferido em Corumbá
Calor intenso e tempo seco marcam a segunda-feira em Corumbá e Ladário
Ação rápida impede que fogo em terreno baldio atinja casas em Corumbá
Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500m na Polônia
Bombeiros controlam incêndio em terreno baldio e casa abandonada em Corumbá