Tamires Paredes, vencedora do Campeonato de Arremesso, é enfermeira de profissão e pescadora nas horas vagas.
(Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)
Tamires Thomaz Paredes é Enfermeira e tem 36 anos. Natural de Jardim (MS), ela é moradora de Corumbá há 4 anos, mesmo período em que começou a pescar, em 2020, como forma de se libertar das limitações sociais da pandemia de Covid 19. Para a pescadora, a consagração de campeã no Campeonato de Arremesso do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPEC) de Corumbá, "serviu pra mostrar a competência técnica e fineza dos arremessos dos pescadores".
Ela relembra que havia acabado de se mudar pra Corumbá e não conhecia ninguém, um dia, a família resolveu brincar com as crianças nas vazantes da Estrada Parque e acabou gostando da prática. "Comecei a levar mais a sério em 2021, quando iniciei com as iscas artificiais, aí "foi ladeira abaixo". O Pantanal foi crucial pro inicio, porque quando pesquei a primeira vez embarcada, eu tive a real noção do quão grande é a diversidade de peixes e a importância do pesque e solte pra conservação das espécies que temos aqui. Sou completamente apaixonada pelo Bioma e faço questão de aprender cada vez mais a pescar aqui, antes de ir pra qualquer outro lugar.", diz Tamires.
Essa foi a primeira participação da pescadora no FIPEC, até então ela acompanhava como expectadora e ficava na torcida por amigos. Ela conta que quando se inscreveu almejava ficar entre os cinco melhores colocados, porém quando acertou os últimos arremessos, ficou extasiada. "A minha participação foi um desafio pessoal. E falando sério, eu tinha a ambição de ficar entre os 5 colocados. Quando acertei os últimos arremessos, foi surreal, não acreditei! E ganhar, principalmente dos homens, me fez crer que a força da mulher está sim, crescendo na pesca", destaca a vencedora.
Tamires diz que tinha a ambição de ficar entre os cinco melhores e que a vitória foi uma superação. Foto: Renê Marcio Carneiro/PMCTamires destaca que a melhor resposta veio das grandes mulheres que pescam, aquelas que ela acompanha através das redes sociais. Principalmente as que lhe influenciaram na prática esportiva. "Foi muito bacana ser parabenizada pelos homens pescadores, que são a maioria dos competidores, porque a sociedade ainda acha que mulher pescando é só risada e bobagem. E não é, para quem leva a pescaria como esporte, treina, se especializa, refina técnicas. O Torneio de Arremessos foi uma mostra, um incentivo pra aumentar a participação feminina em eventos mistos, mostrar que podemos competir de igual pra igual", incentiva a campeã.
Ainda sobre a participação das mulheres na pescaria, Tamires afirma que as mulheres estão dominando o mundo da pesca. "A gente tem capacidade, destreza, inteligência e confiança pra prática desse esporte. As mulheres têm o diferencial de serem "inimigas do fim"! Sempre cabe mais um arremesso, mais uma jogadinha de linha. Fora que a pescaria é mais alegre e divertida", completa a enfermeira, pescadora nas horas vagas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Portas rápidas ajudam a controlar ambientes e preservar condições internas na indústria; entenda
Ladrão contrata motorista de aplicativo para transportar carro furtado em Corumbá
Corumbá tem 45 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador
Incêndio em vegetação atinge terreno com carros abandonados no bairro Aeroporto
Carro bate contra caçamba e deixa homem ferido em Corumbá
Calor intenso e tempo seco marcam a segunda-feira em Corumbá e Ladário
Ação rápida impede que fogo em terreno baldio atinja casas em Corumbá
Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500m na Polônia
Bombeiros controlam incêndio em terreno baldio e casa abandonada em Corumbá