Visita institucional do General com a presença de autoridades civis e militares.
(Mariana Conte)
O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Júnior esteve na região pantaneira nesta terça -feira (7) para uma visita institucional as unidades do Exército Brasileiro.
Uma solenidade militar no 17º Batalhão de Infantaria e Fronteira localizado em Corumbá marcou a visita do General com a presença de autoridades civis e militares e contou com o tradicional desfile da tropa de militares.
Em sua passagem em terras pantaneiras o General de Exército David enfatizou a importância dos Biomas no Brasil em especial do Bioma Pantanal.
“O exército tem uma atuação forte na preservação do meio ambiente. Temos inclusive no departamento de Engenharia e Construção uma diretoria dedicada a essa pauta, e ao longo de toda a história é fácil verificar onde tem um quartel tem uma mata e um bioma preservado. Temos um cuidado com o meio ambiente e aqui no Pantanal a situação é exponencializada porque estamos intimamente ligados a esse bioma e o maior interesse do exército brasileiro aqui na região é a proteção dessa riqueza. O nosso brado é evocar a preservação e a defesa seja pelo braço forte defendendo o Pantanal ou seja ajudando o desenvolvimento das comunidades com a mão amiga, esse é o nosso papel”, ressaltou o General David ao Capital do Pantanal.
O Comandante Militar do Oeste ainda informou que o Exército está iniciando no segundo semestre uma nova obra para a região corumbaense. “Estamos dando início a construção da nova sede da 18 Brigada de Infantaria. Já temos a localidade e estamos terminando o estudo ligado a viabilidade e impacto ao meio ambiente. É uma obra de grande culto que inicia agora no segundo semestre desse ano e tem a estimativa de ficar pronta em torno de três anos. Será um sucesso e irá aumentar o nosso poder de combate, sempre priorizando em proteger a população”, frisou.
General David falou da atuação do Exército Brasileiro no Bioma Pantanal e da construção da nova sede da 18 Brigada de Infantaria Pantanal. Foto; Mariana ConteEstavam presentes na solenidade o Comandante da 18 Brigada de Infantaria Pantanal Marcelo Zanon Harnisch, o prefeito municipal de Corumbá Marcelo Iunes, o presidente da câmara municipal Ubiratan Canhete de Campos Filho, o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo e demais autoridades.
Histórico
A 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal teve sua criação em 1921, com a denominação de Brigada Mista, com sede em campo Grande e depois em Aquidauana. Dela originou-se a segunda Brigada Mista, em 12 de junho de 1946, instalada finalmente em solo corumbaense.
Em 18 de dezembro de 1985, a 2ª Brigada Mista deixa seu antigo nome, passando a chamar-se 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, com a denominação histórica de “Brigada Ricardo Franco”.
Pelo decreto presidencial nº 11.007, de 24 de março de 2022, recebeu a denominação de 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal.
A Brigada Ricardo Franco é responsável pela segurança de mais de cento e sessenta e nove mil quilômetros quadrados do território do Mato Grosso do Sul, aproximadamente 50% do estado, e por oitocentos e vinte e dois quilômetros de faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e Bolívia.
Atualmente é composta pelo 17º Batalhão de Fronteira; 47º Batalhão de Infantaria; 2ª Companhia de Fronteira, Companhia de Comando, 18ª Companhia de Comunicações e pelo 18º Pelotão de Polícia do Exército.
Atualmente o Exército Brasileiro na região pantaneira possui 2 mil militares.
Leia Também
Saiba as novas regras da Anac para passageiros indisciplinados
O Tera chegou quando o T-Cross já estava cansado: como a Volkswagen recuperou o trono dos SUVs com um carro mais barato e mais honesto
Lhg Mining consolida operações em Corumbá e Ladário com foco em eficiência e desenvolvimento local
Corumbá tem 51 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador
Segunda-feira de tempo firme e céu encoberto em Corumbá e Ladário
Ponte sobre o rio Paraguai sofre nova interdição neste fim de semana
Homem leva pedrada após briga com o irmão no Conjunto Camalote
Motociclista sofre fratura exposta após colidir com carro no Maria Leite
SHR Miner: Ganhe Mais de US$ 1.770 por Dia por Meio de Contratos de Mineração em Nuvem!