Empresas de produtos alimentícios foi uma das participantes da sondagem industrial.
(Divulgação/FIEMS)
Apesar da atividade menos intensa no final do ano, condição comum para o período, a produção industrial seguiu estável ou em crescimento na maioria das empresas de Mato Grosso do Sul no mês de dezembro, conforme Sondagem Industrial do Radar Industrial Fiems. Já os índices de confiança e intenção de investimento recuaram na comparação com o último levantamento, embora permaneçam em patamares positivos. Entre as dificuldades enfrentadas no quarto trimestre de 2022, a demanda interna insuficiente foi o principal desafio apontado pelos respondentes, seguido da falta de trabalhador qualificado, elevada carga tributária e do alto custo da matéria-prima.
No atual levantamento, 64% das empresas industriais de Mato Grosso do Sul apontaram estabilidade ou crescimento da produção, quando comparado com o mês imediatamente anterior. “Quanto à utilização da capacidade instalada, 63% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção encerrou mês em 71%”, explicou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.
Somado a isso, 64% dos empresários se mostraram satisfeitos em relação a margem de lucro operacional obtida no último trimestre do ano. Já a situação financeira geral da empresa foi avaliada como satisfatória ou boa por 77% dos respondentes.
Em relação às principais dificuldades enfrentadas no quarto trimestre de 2022, a demanda interna insuficiente foi o principal desafio apontado pelos respondentes, seguido da falta de trabalhador qualificado, elevada carga tributária e do alto custo da matéria prima.
Os índices de confiança e intenção de investimento permanecem em patamares positivos, ainda que tenham recuado na comparação com o último levantamento. “Sinalizando que o otimismo entre os empresários industriais de Mato Grosso do Sul se encontra menos intenso e disseminado neste período. Ainda assim, 55% dos empresários afirmaram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses”, completou Ezequiel Resende.
A Sondagem Industrial foi realizada entre os dias 3 e 13 de janeiro e ouviu 67 empresas ou 4% da amostra nacional, sendo 29 pequenas, 30 médias e oito grandes, dos seguintes segmentos: produtos alimentícios, produtos de metal, produtos de material plástico, produtos têxteis, confecção de artigos do vestuário e acessórios, máquinas e equipamentos, couros e artefatos de couro, produtos de minerais não metálicos, extração de minerais não metálicos, bebidas, produtos de madeira, químicos, produtos de borracha, atividades de apoio à extração de minerais, calçados e suas partes, biocombustíveis, produtos de limpeza, produtos farmoquímicos e farmacêuticos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e móveis.
* Informações da Fiems
Leia Também
Quarta-feira de sol forte e calor intenso em Corumbá e Ladário
Corumbá conquista títulos nas oito modalidades da Fase Regional dos JAMS 2026
Jovem fica ferida após queda de bicicleta elétrica no centro de Corumbá
Bombeiros resgatam cachorra presa no vão entre duas casas em Ladário
Colisão entre carros deixa condutora ferida em Corumbá
STF faz nesta manhã sessão que analisará conversas de Moraes e Vorcaro
Terça-feira de sol e tempo firme em Corumbá e Ladário
Saiba as novas regras da Anac para passageiros indisciplinados
O Tera chegou quando o T-Cross já estava cansado: como a Volkswagen recuperou o trono dos SUVs com um carro mais barato e mais honesto