O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 2, o edital que abre o processo seletivo para os cursos do Centro de Idiomas (Cenid) na modalidade presencial, com ingresso no segundo semestre letivo.
São ofertadas 724 vagas para Espanhol, Inglês e Libras, em diversos níveis, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.
As vagas são distribuídas entre estudantes e servidores do IFMS, e público em geral. Há vagas para turmas iniciantes (Nível I) e turmas em andamento, para as quais será necessária a realização de prova de nivelamento.
O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS. Os cursos ofertados, número de vagas e horário das aulas podem ser consultados no anexo II do documento.
Inscrições
Deverão ser feitas, gratuitamente, pela Página do Candidato da Central de Seleção, no período entre 9 de maio e 2 de junho.
O candidato que não tem acesso à internet poderá requerer ao IFMS a disponibilização de um computador para realizar ele próprio a inscrição no campus. O agendamento para esse atendimento presencial deve ser feito na Central de Relacionamento (Cerel) do campus, observando o endereço e horário de atendimento da unidade.
Caso o candidato não possua conhecimento algum da língua ofertada, deverá se inscrever na turma Básico - Nível I.
Nivelamento - Os candidatos para vagas nas turmas em andamento deverão fazer a prova de nivelamento, que avalia o conhecimento prévio no idioma.
A previsão é que a convocação para a prova seja feita no dia 3 de junho. A aplicação do teste on-line será realizada entre os dias 6 e 14 do mesmo mês. O resultado será publicado no dia 22.
Cronograma
No dia 28 de junho está prevista a realização do sorteio dos candidatos para as vagas disponíveis, tanto nas turmas iniciantes quanto em andamento.
O resultado preliminar, com a classificação de todos os inscritos, será divulgado no dia 29. A classificação final e a primeira chamada estão previstas para 5 de julho, e o início das aulas a partir do dia 25.
Cursos - O Centro de Idiomas oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização no IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.
O certificado tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.
Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo