bailarinos-moinho
Integrantes da Companhia de Dança do Pantanal fazem ensaio no Moinho. Foto: Assessoria Moinho?A Companhia de Dança do Pantanal virou realidade. Criada pela diretora executiva do Moinho Cultural Sul-Americano, Márcia Rolon, a companhia entra em atividade com dançarinos do Moinho e ex-integrantes formados no instituto, mas com a proposta de abertura para dançarinos de toda a comunidade, como forma de expandir a arte como aprendizado, prática e meio de transformação de vidas. “A proposta é levar a Companhia de Dança do Pantanal para apresentações em todo o País”, destacou Márcia Rolon.
A proposta foi reforçada com a chegada dos mestres cubanos da dança, Rolando Candia e Mayda Rivero, referência em qualificação de dança clássica sul-americana, que iniciaram em Corumbá um novo ciclo de uma trajetória de mais de 40 anos como bailarinos e professores em Cuba, Uruguai, Paraguai, Colômbia e agora o Brasil.
Trata-se de mais um passo importante iniciado a partir da base formada há 12 anos pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que tem a Vale como principal parceira, período em que mais de 1500 estudantes já foram beneficiados em Corumbá, Ladário e cidades bolivianas da fronteira, Puerto Suarez e Puerto Quijarro. O Moinho oferece aulas de dança, música, tecnologia, apoio escolar, idiomas, cidadania, educação ambiental e patrimonial no contraturno escolar.
DESPEDIDA
“O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos; minhas primeiras pátrias foram os livros” (Marguerite Yourcenar, escritora belga, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Francesa Letras).
Moinho homenageou Guilherme Resende no dia de sua despedida. Foto: Assessoria Moinho?A frase da escritora Marguerite foi citada por Guilherme Resende, analista de comunicação e relações externas da Vale, na tarde de sua despedida de Corumbá, durante homenagens do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Ele estava se referindo a Corumbá, onde colheu lições, amizades e guardou lembranças gratificantes. “Descobri que sou corumbaense”, contou. Apresentações de música e dança marcaram a comovente despedida de Guilherme, que recebeu calorosos abraços das crianças do Moinho antes do seu regresso a Belo Horizonte.
BIBLIOTECÁRIOS
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano recebeu o Certificado de Amigo da Associação Profissional de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul como reconhecimento ao “valoroso e incontestável trabalho social realizado em prol do incentivo à leitura e à construção da cidadania”, durante homenagem recebida pela diretora executiva do Moinho, Márcia Rolon, na celebração do Dia do Bibliotecário (12 de março) em Campo Grande.
Leia Também
Homem tenta impedir furto e termina atingido por barra de ferro em Ladário
Frente fria rompe o calor e traz temporais isolados para Corumbá e Ladário neste fim de semana
Povo das Águas supera frio e leva atendimentos a ribeirinhos
Ypê suspende ressarcimento e orienta consumidores a manter produtos guardados
Eleições 2026: financiamento coletivo de campanha começa nesta sexta
Detran-MS digitaliza parcelamento da CNH e elimina burocracia para motoristas
Adolescente é socorrido após acidente em jogo de vôlei na região central
Colisão violenta deixa motociclista em estado grave no Popular Velha
Boliviano é baleado durante tentativa de assalto no bairro Popular Nova