Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Educação

UFMS investiga desigualdades em cidades de Mato Grosso do Sul

06 junho 2025 - 16h27Danielly Carvalho

Pesquisadores da UFMS estão ouvindo moradores das quatro maiores cidades de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá) para entender como diferentes grupos sociais acessam serviços públicos e políticas municipais. O projeto, chamado “Diagnóstico das Desigualdades Materiais e Simbólicas em Mato Grosso do Sul”, teve início em 2025 e envolve professores, estudantes e colaboradores externos.

O objetivo é mapear ações voltadas a mulheres, indígenas, LGBTs, idosos, pessoas com deficiência, negros, jovens, entre outros segmentos da população. Um questionário online foi criado para que os próprios moradores relatem experiências com saúde, educação, transporte e outros serviços oferecidos pelas prefeituras.

“O Laboratório de Estudos Urbanos surgiu com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sociais aplicadas ao contexto urbano. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e sustentabilidade. Contribui para o entendimento crítico das dinâmicas urbanas e políticas públicas, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável, especialmente àqueles voltados à construção de cidades inclusivas, seguras e sustentáveis”, explica o antropólogo Guilherme Passamani, coordenador do projeto.

A pesquisa reúne dados e percepções com base em visitas de campo, entrevistas e análises estatísticas.

“As políticas públicas são as vitrines do poder público. São por elas que o cidadão conhece e vivencia a presença governamental no seu cotidiano. A opinião e avaliação que a maioria das pessoas têm de um certo governo ou das instituições políticas em geral depende muito dos serviços públicos, especialmente no que diz respeito à facilidade (ou não) de acesso, à qualidade do atendimento prestado, ao tempo de espera e à eficácia na resolução do problema que o cidadão apresenta, por exemplo”, afirma o cientista político Daniel Estevão Miranda.

Com os dados em mãos, a equipe pretende promover um evento de inovação reunindo representantes do setor público, privado e organizações da sociedade civil para propor soluções.

“De posse desse diagnóstico, nosso plano é realizar um evento-ação (Hackathon de Inovação em Políticas Públicas) que reúna profissionais de todos os setores (público, privado e terceiro setor) e que atuem nas áreas cobertas por este projeto para proporem soluções inovadoras para os problemas delineados por aquele diagnóstico. Soluções estas que esperamos ver beneficiando diretamente a população”, comenta Passamani.

“Nosso estudo é pioneiro ao analisar, com base em dados regionais, um tema fundamental para todas as sociedades e governos no mundo contemporâneo: a desigualdade material e as atitudes sociais a ela inter-relacionadas. O caráter profundamente inovador deste trabalho reside na abordagem de dados provenientes tanto da atuação concreta das instituições locais (incluindo o que se produz e executa em termos de políticas públicas) quanto dos valores, opiniões e comportamentos específicos das pessoas que vivenciam essas realidades”, comenta Victor Garcia Miranda, cientista político integrante do projeto.

A participação é voluntária. As respostas são anônimas, confidenciais e voltadas exclusivamente à pesquisa acadêmica. Quem quiser contribuir pode acessar o formulário pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/7P8D67F

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal