Inspirados no ícone cultural do Trem do Pantanal, alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy desenvolveram o Economia Quativa, um game educativo no estilo point-and-click que convida o jogador a embarcar em uma viagem interativa por Mato Grosso do Sul. Nesse tipo de jogo, a interação acontece por meio de cliques nos cenários e objetos, que revelam informações, desafios e caminhos a seguir — um formato simples, intuitivo e bastante envolvente.
O personagem principal é um simpático quati antropomórfico, ou seja, um animal que ganha características humanas, como falar e guiar os jogadores. Ele conduz a jornada por cidades como Campo Grande, Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas. Em cada parada, surgem referências culturais e turísticas marcantes: do Bioparque Pantanal à Casa do Artesão, do Festival de Inverno de Bonito ao tradicional Banho de São João. O resultado é um jogo colorido e cheio de cenários baseados em locais reais, que alia educação, inovação e economia criativa.
A entrega oficial do projeto será nesta terça-feira (30), às 19h, no Espaço Conexão, em Campo Grande, com a presença de autoridades da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
A iniciativa nasceu de um desafio proposto pela secretaria, que buscava um projeto capaz de destacar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. A partir desse briefing, os alunos realizaram um processo de criação semelhante ao de um estúdio de games: brainstorming, testes, rodadas de ajustes e até visitas a pontos turísticos e culturais para garantir autenticidade. Assim, o Trem do Pantanal foi escolhido como fio condutor por simbolizar a conexão entre diferentes regiões do estado.
O jogo alia educação, inovação e economia criativa. Foto: Divulgação“O objetivo pedagógico foi promover o conhecimento sobre as riquezas do estado de forma interativa, destacando a economia criativa, os atrativos naturais e as manifestações artísticas que impulsionam o desenvolvimento sustentável”, explica o docente Maurício de Souza Estevam.
Além do ganho pedagógico, o projeto reforça o papel do Senac em aproximar tecnologia e mercado. “Esse é o propósito da educação profissional: preparar os jovens para aplicarem o que aprendem em sala em situações reais. Ao desenvolverem o Economia Quativa, eles vivenciaram um processo criativo completo e ainda ajudaram a valorizar a cultura sul-mato-grossense. É um exemplo de como o Senac contribui para formar profissionais conectados com as demandas atuais e com a identidade do nosso Estado”, destaca Gilka Trevisan, diretora de Educação Profissional do Senac MS.
Na prática, os estudantes vivenciaram a rotina de profissionais da área, encarando prazos, decisões de design e demandas de um cliente real. Eles mergulharam em histórias e personagens marcantes da cultura sul-mato-grossense, como a trajetória de Helena Meirelles, e incorporaram esses elementos ao jogo para enriquecer os desafios propostos ao jogador.
Mais do que um exercício acadêmico, o Economia Quativa demonstra como a paixão por games pode se transformar em um instrumento de valorização cultural e estímulo ao turismo, reforçando a identidade sul-mato-grossense e projetando-a para além das fronteiras do estado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I

Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros



O lançamento do game será hoje (30), na Capital do estado, Campo Grande. (Foto: Divulgação)


