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Educação

Trem do Pantanal vira cenário em game desenvolvido por estudantes de MS

O trem conduz a jornada dos jogadores por cidades como Corumbá, Campo Grande, Dourados, Bonito e Três Lagoas

30 setembro 2025 - 12h38Gesiane S. Lourenço com Assessoria Senac

Inspirados no ícone cultural do Trem do Pantanal, alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Hub Academy desenvolveram o Economia Quativa, um game educativo no estilo point-and-click que convida o jogador a embarcar em uma viagem interativa por Mato Grosso do Sul. Nesse tipo de jogo, a interação acontece por meio de cliques nos cenários e objetos, que revelam informações, desafios e caminhos a seguir — um formato simples, intuitivo e bastante envolvente.

O personagem principal é um simpático quati antropomórfico, ou seja, um animal que ganha características humanas, como falar e guiar os jogadores. Ele conduz a jornada por cidades como Campo Grande, Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas. Em cada parada, surgem referências culturais e turísticas marcantes: do Bioparque Pantanal à Casa do Artesão, do Festival de Inverno de Bonito ao tradicional Banho de São João. O resultado é um jogo colorido e cheio de cenários baseados em locais reais, que alia educação, inovação e economia criativa.

A entrega oficial do projeto será nesta terça-feira (30), às 19h, no Espaço Conexão, em Campo Grande, com a presença de autoridades da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

A iniciativa nasceu de um desafio proposto pela secretaria, que buscava um projeto capaz de destacar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. A partir desse briefing, os alunos realizaram um processo de criação semelhante ao de um estúdio de games: brainstorming, testes, rodadas de ajustes e até visitas a pontos turísticos e culturais para garantir autenticidade. Assim, o Trem do Pantanal foi escolhido como fio condutor por simbolizar a conexão entre diferentes regiões do estado.

O jogo alia educação, inovação e economia criativa. Foto: Divulgação

“O objetivo pedagógico foi promover o conhecimento sobre as riquezas do estado de forma interativa, destacando a economia criativa, os atrativos naturais e as manifestações artísticas que impulsionam o desenvolvimento sustentável”, explica o docente Maurício de Souza Estevam.

Além do ganho pedagógico, o projeto reforça o papel do Senac em aproximar tecnologia e mercado. “Esse é o propósito da educação profissional: preparar os jovens para aplicarem o que aprendem em sala em situações reais. Ao desenvolverem o Economia Quativa, eles vivenciaram um processo criativo completo e ainda ajudaram a valorizar a cultura sul-mato-grossense. É um exemplo de como o Senac contribui para formar profissionais conectados com as demandas atuais e com a identidade do nosso Estado”, destaca Gilka Trevisan, diretora de Educação Profissional do Senac MS.

Na prática, os estudantes vivenciaram a rotina de profissionais da área, encarando prazos, decisões de design e demandas de um cliente real. Eles mergulharam em histórias e personagens marcantes da cultura sul-mato-grossense, como a trajetória de Helena Meirelles, e incorporaram esses elementos ao jogo para enriquecer os desafios propostos ao jogador.

Mais do que um exercício acadêmico, o Economia Quativa demonstra como a paixão por games pode se transformar em um instrumento de valorização cultural e estímulo ao turismo, reforçando a identidade sul-mato-grossense e projetando-a para além das fronteiras do estado.

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