Uma simulação realizada na manhã desta sexta-feira (8) chamou a atenção de pais e motoristas no centro de Corumbá. A atividade, feita em frente à Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, reproduziu como uma criança de 4 a 5 anos enxerga o trânsito e os perigos que enfrenta ao atravessar a rua.
Usando um periscópio, adultos experimentaram a visão limitada de quem mede entre 95 e 118 centímetros, altura média dessa faixa etária. O teste revelou um campo de visão restrito, com pouco alcance periférico e foco apenas no que está à frente.
O exercício também abordou a importância de “ver e ser visto”. Segundo os organizadores, muitas crianças acreditam que, ao enxergar um carro, o motorista automaticamente as percebe, o que nem sempre acontece. Essa falsa segurança pode resultar em acidentes.
Outro alerta foi sobre o comportamento de imitação infantil: crianças tendem a copiar os hábitos dos adultos no trânsito. Por isso, a recomendação é segurar a mão delas durante a travessia e avaliar cuidadosamente quando permitir que façam o trajeto escolar sozinhas, algo indicado apenas a partir dos 10 anos, com orientação e supervisão.*Com informações da Prefeitura de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I

Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros



Atividade educativa alerta motoristas e pais sobre os riscos da visão limitada das crianças no trânsito. (Foto: Ayrton Benites/PMC)


